Sobe para 30 o número de mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais

Há 17 pessoas desaparecidas, 2.620 desalojadas e 911 desabrigadas

Sobe para 30 o número de mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais
Enchente castigou São Gonçalo do Rio Abaixo – Foto: Divulgação/Defesa Civil

O número de mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais subiu para 30. O número foi atualizado pela Defesa Civil do estado no fim da tarde de deste sábado (25). Além dos óbitos, há 17 pessoas desparecidas, o que pode elevar as perdas. Os dados são referentes ao período de ontem (24) até às 18h de hoje.

Os temporais castigaram, até o momento, 36 municípios do estado, atingindo 3.375 pessoas. Conforme o último balanço das autoridades estaduais, sete pessoas ficaram feridas, 2.620 estão desalojadas e 911 desabrigadas.

De acordo com a Defesa Civil, há risco grande de deslizamento em nove cidades da região metropolitana de Belo Horizonte: Sabará, Rio Acima, Brumadinho, Contagem, Nova Lima, Betim, Ribeirão das Neves e Ibirité, além da própria capital. Em Belo Horizonte, somente ontem (24) foram registradas 72 ocorrências desse tipo.

Na região do Médio Piracicaba, diversas cidades enfrentam os problemas causados pelas fortes chuvas. Alguns chegaram a decretar situação de emergência, como Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Catas Altas e São Gonçalo do Rio Abaixo. Em Itabira, Nova Era, Rio Piracicaba, João Monlevade e Santa Maria de Itabira as chuvas também causaram estragos.

Entre a quinta e a sexta-feira, o volume foi o maior registrado desde que teve início o monitoramento, no ano de 1910. A previsão é que a intensidade das chuvas reduza-se amanhã (26). A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar continuam trabalhando no atendimento de ocorrências tanto de risco geológico (como deslizamentos e soterramentos) quanto de risco hidrológico (como alagamentos e inundações).