Sobrinha cria vaquinha para ajudar quatro tios com distrofia muscular; saiba como contribuir
Arrecadação tem o objetivo de adquirir o aparelho Cough Assist, que faz a função da musculatura abdominal
A fisioterapeuta itabirana Jaqueline Ferreira criou uma vaquinha para para cuidar de seus quatro tios com distrofia muscular. O objetivo da arrecadação é comprar o aparelho Cough Assist, que faz a função da musculatura abdominal para realizar a expectoração.
Especialista em fisioterapia respiratória, Jaqueline explica que a distrofia muscular é uma doença neurodegenerativa, ou seja, tem caráter progressivo: “A força muscular das pessoas que têm essa doença vai reduzindo gradativamente. Braços, pernas… Inclusive a musculatura respiratória, que é a responsável por auxiliar na tosse”.
Seus avós tiveram 11 filhos, dos quais seis nasceram com o gene para distrofia muscular. Atualmente, quatro estão vivos e dois estão precisando mais do aparelho. “Esse acúmulo de secreção causa falta de ar, cansaço. Um tio meu precisa dormir praticamente sentado, porque, se ele deita, a secreção tampa a respiração dele. Então, é bem penoso para eles”.
O aparelho Cough Assist promove uma pressão positiva seguida de uma pressão negativa, um processo que costuma acontecer de maneira involuntária em pessoas que não têm a distrofia muscular. Após uma pesquisa, Jaqueline calculou um custo de R$ 35 mil, somando o valor do aparelho aos circuitos acoplados a ele, que devem ser de uso individual.
Para contribuir com qualquer valor, basta acessar o site da vaquinha ou enviar um Pix para a chave [email protected].