Sopão Solidário retorna à atividade, em Itabira

A iniciativa, realizada quatro vezes por semana, atente cerca de 80 famílias de Itabira

Sopão Solidário retorna à atividade, em Itabira
Equipe responsável pelo Sopão Solidário. Foto: Projeto Cabeça Feita
O conteúdo continua após o anúncio


Os organizadores do Sopão Solidário anunciam o retorno das atividades para a próxima semana, em Itabira. Com organização da equipe do Projeto Cabeça Feita, a iniciativa atende a mais de 80 pessoas todas as semanas, contando com a colaboração de sete pessoas, entre cozinheiras e auxiliares.

A já tradicional distribuição de refeições retorna depois de recesso de fim de ano. Todas as semanas, de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 13h, a equipe realizará a sua atividade na rua 2, nº10, no bairro Santa Marta, em Itabira. No momento, a iniciativa conta com o apoio do Sacolão Amazonas, que contribui com a doação semanal de legumes.

Representante do projeto, o cabeleireiro Sidney Marques Vitalino Guimarães, conhecido como Sidney do Salão, conversou com o portal DeFato Online sobre o retorno do Sopão Solidário. Em sua visão, o Sopão Solidário contribui “de maneira excepcional” para a comunidade de Itabira. “Pois mata a fome de muitas famílias carentes da região”, comenta. E conclui: “Tenho diversas famílias que dependem desse alimento”.

Sidney enxerga, porém, que o Sopão pouco a pouco conquista e mobiliza a cidade. “Enxergo que essa iniciativa mexe com toda população. Recebemos diversas visitas de pessoas encantadas com o trabalho que querem ajudar e muitas das vezes não sabe como”. Parte da comunidade local contribui com a doação de alimentos em supermercados de Itabira e auxílio para custear o gás para preparo das refeições. O Sindicato Metabase também colabora esporadicamente, quando há campanhas de doação de alimentos.  Contudo, o Projeto Cabeça Feita busca por novas fontes de apoio e fomento.

Sopão Solidário retorna à atividade, em Itabira
Foto: Redes sociais do Projeto Cabeça Feita

Atuação do Projeto Cabeça Feita

No entanto, a contribuição do Projeto Cabeça Feita para a comunidade vai além da distribuição de refeições, como conta Sidney. “Os cursos que oferecemos durante o ano contribuem na vida profissional das pessoas”, ele conta. Sobre o sentimento  de realizar o projeto, enfim, ele é direto: “Me sinto muito feliz”.

O Projeto Cabeça Feita, porém, também realiza outras atividades no município de Itabira. É o caso da campanha Natal Solidário, que acontece todos os anos. Os cursos que Sidney menciona na entrevista formaram mais de cem pessoas, no ano passado. Os alunos participam de formação de tranças, manicure, design de sobrancelhas, salgados e doces, violão, entre outros, o que auxilia em sua inserção no mercado de trabalho.