“Tá ‘bunito’ e tá bacana”: Itabira se despede de Salvador Manoel da Rocha, símbolo da corrida de rua na cidade

Aos 74 anos, ex-presidente da Speedy Fox e ícone do esporte itabirano deixa um legado de amor, solidariedade e inspiração

“Tá ‘bunito’ e tá bacana”: Itabira se despede de Salvador Manoel da Rocha, símbolo da corrida de rua na cidade
Foto: Reprodução/Instagram/Speedy Fox
O conteúdo continua após o anúncio


Itabira perdeu, no dia 7 de abril, um dos símbolos do esporte local. Salvador Manoel da Rocha, de 74 anos, faleceu em casa após sofrer um infarto fulminante. A despedida foi inesperada e comoveu familiares, amigos, atletas e toda a comunidade esportiva da cidade.

Casado com Ana de Souza Rocha, Salvador era pai de Heliara e Breno, e avô de três netos. Ele era muito mais do que um atleta: era amigo, conselheiro e referência de dedicação ao próximo. Sua ausência deixa um vazio imensurável no coração de todos que o conheceram.

"Tá bunito e tá bacana": Itabira se despede de Salvador Manoel da Rocha, símbolo da corrida de rua na cidade
Foto: Arquivo pessoal

O presidente eterno da Speedy Fox

Salvador foi um dos fundadores da equipe de corrida Speedy Fox, entidade da qual tinha um orgulho inabalável. Atuou como presidente de 2015 a 2023, período em que ajudou a estruturar, fortalecer e tornar o grupo em um dos mais respeitados do município.

Mesmo após deixar o cargo formalmente, continuava participando ativamente como conselheiro fiscal, mas para todos, era ainda o verdadeiro líder. “Era meu conselheiro, amigo fiel, companheiro, um verdadeiro paizão. Uma amizade difícil de descrever”, relata Adilson de Sá, atual presidente da Speedy Fox.

Na Speedy Fox, Salvador se destacava pelo carinho com todos os atletas, pela forma acolhedora e carismática de lidar com a equipe e pelo projeto de caminhadas, no qual era figura constante. Seu envolvimento ia além do esporte: era também conhecido por ações solidárias, como a distribuição de cestas básicas, muitas vezes com recursos do próprio bolso.

Foto: Speedy Fox

Ícone da corrida de rua em Itabira

Maratonista com passagens por diversas provas no cenário nacional, Salvador era ícone da corrida de rua em Itabira. Sua paixão era tamanha que já havia reservado hotel e comprado passagens para realizar um sonho: correr a 100ª edição da São Silvestre, em 31 de dezembro deste ano. “Esse sonho foi interrompido precocemente”, lamenta Adilson de Sá.

Salvador também integrava o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e da Juventude, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento social e o bem-estar das novas gerações itabiranas.

"Tá bunito e tá bacana": Itabira se despede de Salvador Manoel da Rocha, símbolo da corrida de rua na cidade
Foto: Reprodução/Instagram/Speedy Fox

Um adeus com o uniforme que simbolizava sua paixão

Atendendo ao seu último desejo, Salvador foi sepultado com o uniforme da Speedy Fox, a equipe que ele ajudou a fundar, liderou com amor e da qual jamais se afastou.

O legado de Salvador Manoel da Rocha seguirá vivo na memória dos amigos, familiares e, principalmente, na trajetória dos atletas que continuam trilhando os caminhos da corrida inspirados por seu exemplo. Como ele mesmo costumava dizer: “Tá ‘bunito’ e tá bacana”.