Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua, divulgada na última sexta-feira (28), indica que o índice ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano.
A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, que foi encerrado em novembro, mas, por outro lado, ficou abaixo dos 8,6% do trimestre registrado e finalizado em fevereiro de 2023. A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A população desocupada ficou em 8,5 milhões, uma alta de 4,1% na comparação trimestral, ou seja, com novembro de 2023 em queda de 7,5% na comparação anual (incluindo fevereiro do ano passado). Em números absolutos, 8,5 milhões de pessoas procuravam emprego no Brasil, um acréscimo de 4,1% na comparação trimestral, ou, 332 mil pessoas a mais em busca de emprego.
A população ocupada (100,25 milhões) manteve-se estatisticamente estável no trimestre, mas cresceu 2,2% no ano. Na comparação anual, o valor representa um acréscimo de 2.127 mil pessoas empregadas, com um nível de ocupação de 57,1%, ou uma redução de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre de setembro a novembro de 2023 (57,4%).
Em relação ao ano anterior, representa uma variação positiva de 0,7% ponto percentual, com respeito às pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar.