Tênis: Brasil sai em desvantagem na Copa Davis
Primeiro dia disputa contra a seleção francesa teve duas derrotas de João Fonseca e Thiago Wild; partidas finais ocorrem hoje
No último sábado (1), o time brasileiro enfrentou a França pela primeira fase classificatória da Copa Davis de tênis. Os tenistas que representaram o Brasil foram o jovem João Fonseca e Thiago Wild. Neste domingo, às 10h, acontecem a partida de duplas e um novo confronto de Wild. A cidade de Orleans, na França, recebe todas as partidas.
Thiago Wild é o tenista brasileiro mais bem colocado no atual ranking mundial ATP, ocupando a 76ª posição. O paranaense enfrentou o prodígio francês Arthur Fils, mas perdeu por 2 sets a 0. Já o carioca João Fonseca enfrentou Ugo Humbert e também perdeu por 2 sets a 0.
Arbitragem comete erro
Na partida de Wild, um erro da arbitragem causou frustração no atleta brasileiro. No último set, o árbitro validou uma jogada em que o atleta francês arremessou para fora de quadra. Esse foi o ponto decisivo da partida. “Acho que o árbitro tomou uma decisão ruim e que poderia mudar o curso da partida, mas erros são bastante comuns no tênis e na vida. Todos nós cometemos erros”, disse Wild aos jornalistas.
O treinador da equipe brasileira, Jaime Oncics, afirmou com convicção que a bola saiu, conforte apontaram as imagens da transmissão televisiva. “comentei que ele não pode chamar uma bola porque acha que tocou na raquete dele. É preciso ter 100% de certeza, ainda mais com a torcida gritando no momento”, afirmou.
Partidas decisivas
A Copa Davis é uma espécie de Copa do Mundo do tênis masculino. De acordo com o revezamento, cada seleção é formada pelos atletas mais bem colocadas de cada país. Como definiu o sorteio, coube ao Brasil enfrentar a França na primeira fase de classificação. Há quatro confrontos nessa fase: três duelos de simples e um de duplas. Caso persista um empate, realiza-se uma quinta partida. Contudo, na Copa Davis participam apenas os homens. As mulheres brasileiras, como Bia Haddad e Luisa Stefani, disputam a Billie Jean Cup.
Sendo assim, o Brasil sai em desvantagem de 2-0 contra a França, dependendo de duas vitórias para garantir sobrevida e forçar o desempate. Hoje, às 10h, Rafael Matos e Marcelo Melo juntam forças para buscar a vitória contra Benjamin Bonzi e Pierre Herbert. A rodada se inicia às 10h, com transmissão do canal DSports, disponível na Sky+.