Ter um ensino superior pode te ajudar naquele momento de tomar uma decisão delicada
No trabalho, em casa ou nas situações mais corriqueiras: veja como ter cursado uma faculdade auxilia na hora de fazer uma escolha
Durante um único dia, uma pessoa é obrigada a tomar diversas decisões. Desde as mais banais, como escolher o caminho para ir trabalhar, por exemplo, às mais complexas, como dar início a um projeto que pode mudar o rumo de sua vida. Fato é que mesmo as situações mais simples exige que as várias possibilidades sejam colocadas na balança. E é nessas horas que uma maior vivência cultural e intelectual pode fazer a diferença.
Ter um ensino superior não é importante apenas para uma formação profissional, mas também está ligado ao aprimoramento de hábitos como disciplina e foco, além de novas percepções sobre o mundo. O estudante está em contato permanente com obras literárias, opiniões diversas de autores consagrados e interação com alunos e professores com vivências diferentes. Uma boa composição capaz de fortalecer o embasamento de qualquer pessoa prestes a tomar uma decisão.
A hora da decisão
Antes mais nada, é necessário refletir o que significa tomar uma decisão? Diversos estudos científicos têm sido feitos na tentativa de compreender como o cérebro humano processa as informações de forma a permitir concluir qual a escolha mais acertada. Ou seja, decidir não é apenas escolher entre opções apresentadas, mas é uma tarefa complexa que envolve experiência de vida e a capacidade de visualizar o todo.
Fatores como o estresse do dia a dia, quantidade de opções e avalanche de informações estão diretamente ligados à dificuldade de tomar uma decisão. Mas onde fica a faculdade nisso tudo?
É que o aprendizado adquirido no ensino superior proporciona uma sensação maior de controle e, muitas vezes, permite vislumbrar os efeitos que essa decisão causará com maior precisão. Além disso, por meio da autoconfiança adquirida com o aumento do poder de barganha que ter um diploma oferece, a tendência é que a pessoa tenha menos medo de errar.
Confira alguns pontos estimulados pelo ensino superior:
– Desenvolvimento do autoconhecimento;
– Variação de pontos de vista;
– Reunião de informações;
– Previsão de consequências;
– Desenvolver um plano B.
Não erre
E para quem definiu cursar uma faculdade, a melhor dica é avaliar o histórico da instituição. Em Itabira, com quase 25 anos de história, a Funcesi tem infraestrutura reconhecida como uma das melhores da região. Os cursos são presenciais. Além disso, a instituição conta com mais de 40 laboratórios; salas e auditórios com recursos multimídia e biblioteca com mais de 48 mil exemplares físicos. Entre os professores, 85% têm mestrado/doutorado.
O espaço físico está instalado em local privilegiado, em meio a uma área verde; há centro de convivência com lanchonetes; capela; Wi-Fi; atendimento bancário e outros serviços. As atividades culturais na instituição têm espaço apropriado, que é o Teatro de Arena. O estacionamento oferta mais de oitocentas vagas.