Ter uma equipe transdisciplinar para acompanhar sua gestação e o seu parto faz toda diferença

Confira o novo texto da colunista Camilla Dutra

Ter uma equipe transdisciplinar para acompanhar sua gestação e o seu parto faz toda diferença
Vivência de parto da Fabíola Duarte e seu companheiro Marconi – Imagem: @clareoufilmes – Equipe de Assistência: Equipe Âmag.o, Equipe Bom Parto e Doula Camilla Dutra

A comunhão dos saberes e a comunicação sem hierarquia tem inúmeros benefícios pra gestante, pois é através dessa comunicação efetiva e eficaz que conseguimos individualizar a assistência e considerar aspectos muito específicos de cada paciente e assim, entregamos sempre nosso melhor modelo de cuidado.

Sabemos quem é aquela gestante e observamos suas necessidades de todos os ângulos a serem considerados focando sempre no protagonismo da mulher, e entendemos o que realmente deve ser executado, aí somamos tudo isso a uma assistência técnica baseada em evidências científicas atualizadas, e assim se dá uma assistência de parto adequado!

Por isso se for possível, priorize ter a sua equipe, esse é o melhor enxoval que uma gestante pode ter! Uma boa equipe de parto vale muito mais que ter um quartinho de bebê montado, berços e carrinhos caros, entre outras coisas desnecessárias que tendemos a priorizar na gestação, e acabamos esquecendo do investimento na segurança e na saúde.

Infelizmente só ter um plano de saúde não te garante uma assistência adequada. Ter com você profissionais que não gostam de trabalhar com equipe, ou ter uma equipe desalinhada com as boas práticas, desatualizada, pode jogar todo seu planejamento de parto por água abaixo, além de aumentar as chances de uma cesariana desnecessária ou até mesmo de acontecerem violências obstétricas.

Infelizmente no sistema obstétrico que temos hoje no país não basta só querer, tem que estudar, tem que querer e fazer acontecer, e nesse momento é muito importante ter ao seu lado pessoas que acreditam, resguardam e confiam no seu processo. E que acima de tudo, vão garantir que você tenha, independente da via de nascimento, uma assistência segura e respeitosa pra você e pro seu bebê, seja no SUS ou na rede privada.

Camilla Dutra é doula, educadora perinatal, fundadora do Humanizar Instituto e da plataforma Humanizar Profissionais.

O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS