Tito Torres: deputado demonstra preocupação com a baixa diversificação econômica de Itabira
Deputado analisa o processo eleitoral deste ano e a baixa diversificação econômica de Itabira, além de enumerar suas principais conquistas para a cidade
A família Torres de João Monlevade é uma liderança tradicional na região do Médio Piracicaba. A carreira política do clã começou há três décadas. Mauri José Torres Duarte — o patriarca — tem destacada trajetória na vida pública. Foi deputado estadual de 1991 a 2011. E mais: o primeiro parlamentar a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por dois períodos consecutivos (2003/2005 e 2005/2006). Atualmente, exerce o cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), onde é conselheiro desde julho de 2011.
Curiosamente, a família Torres tem predominante vocação para o Legislativo. A exceção é Teófilo Torres — que foi prefeito de João Monlevade, em mandato único (preferiu não tentar a reeleição). O deputado estadual Tito Bruno Miranda Torres Duarte (PSDB), o popular Tito Torres, fez a sua estreia no pleito de 2014. Na ocasião, saiu das urnas com 58 mil votos. Quatro anos depois, conseguiu um aumento substancial em sua votação e foi reeleito com apoio de 78 mil eleitores. Os Torres mantêm um consistente capital eleitoral em Itabira.
Na semana passada, Tito cumpriu extensa agenda na cidade. Na oportunidade, visitou a redação da DeFato e concedeu uma entrevista ao Sala de Visitas. No bate-papo, ele analisou a dinâmica do processo eleitoral desse ano, enumerou as suas principais conquistas para Itabira e demonstrou muita preocupação com a baixa diversificação econômica do município.
“Isso é preocupante [a exaustão das minas da Vale]. A gente viu, nos últimos anos, uma discussão sobre a data do fim das atividades da mineradora, aqui em Itabira. Então, há uma insegurança com relação ao futuro. Por isso, acho que a cidade necessita se preocupar com a sua diversificação econômica. Mas, entendo que a Unifei [Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira] é fundamental para essa diversificação”, salientou.