“Tolerância zero”: presidente da Câmara anuncia que tomará medidas de segurança após nova confusão no plenário

O vereador confirmou que contratará uma equipe de segurança e impedirá acesso de figuras que tenham causado problemas na Casa Legislativa de forma recorrente

“Tolerância zero”: presidente da Câmara anuncia que tomará medidas de segurança após nova confusão no plenário
Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Após mais uma briga ocorrida no plenário da Câmara Municipal de Itabira, nesta terça-feira (11), o presidente Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão Filho” (Solidariedade) foi questionado sobre quais medidas de segurança tomará para que os episódios de confusão deixem de ocorrer na Casa Legislativa. 

Carlos Henrique Filho, que assumiu a presidência da Câmara em janeiro, afirmou que a postura de seu mandato será de “tolerância zero” para situações de violência, atos antidemocráticos e quebra de decoro durante as reuniões. Com o fim da reforma do prédio Legislativo, o presidente anunciou que a entrada de populares na Câmara será feita em portaria única, com formulação de cadastro identificatório com foto e liberação da passagem para uma catraca. 

Além disso, o vereador confirmou que contratará uma equipe de segurança e publicará uma portaria com objetivo de proibir o acesso de figuras que tenham causado problemas na Casa Legislativa de forma recorrente. 

“Não que as manifestações não sejam aceitas. Mas as manifestações que agridem o Legislativo, que ameaçam a integridade física dos funcionários, dos vereadores e dos demais participantes das reuniões, isso será intolerável (…) A gente percebeu que na última legislatura, até vaso sanitário estava em cima da bancada. Isso será inadmissível” Uma vez que isso ocorre, é uma ameaça à integridade física de quem ocupa a Casa. A tolerância para isso será zero!”, disse.

Somente no ano passado, três grandes tumultos ocorreram entre agosto e setembro. Nas ocasiões, Franklin Acácio Rodrigues, conhecido popularmente como “Frank Solico”, entrou no plenário, começou a gravar vídeos e promover situações vexatórias e ofensivas aos parlamentares. O homem acabou sendo preso em duas ocasiões e recebeu uma determinação judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabira para que não causasse novos problemas. Mas pouco tempo depois, novos problemas ocorreram envolvendo a sua figura. 

Nesta terça-feira (11), enquanto Solico atrapalhava a segunda reunião ordinária de 2025, um homem (que não teve seu nome revelado) foi até seu encontro para pedir que parasse de gravar os vídeos e ficar em silêncio. Sem sucesso, o indivíduo se afastou, mas voltou momentos após, agarrando Frank Solico para tomar seu celular e expulsá-lo do plenário. 

A briga se intensificou quando o blogueiro Rodrigo de Oliveira foi tentar separar, dando uma “chave” no pescoço do segundo homem. O entrevero só foi solucionado porque um assessor parlamentar tirou Solico para um lado e levou o homem para o outro. 

Assista