Top of Mind 2022: mais do que um troféu na estante

Como as empresas aplicam a vitória no Top of Mind para firmar seu posicionamento de mercado e conquistar os consumidores itabiranos

Top of Mind 2022: mais do que um troféu na estante
Foto: Tatiana Linhares / DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Entre os dias 25 e 30 de julho, o time de entrevistadores do centro universitário Unifuncesi foi às ruas realizar a pesquisa Top of Mind – DeFato 2022. Os dados coletados serão usados para descobrir quais são as marcas mais lembradas entre os itabiranos. Para além da importância de receber um prêmio que celebra o sucesso com o público, o resultado do Top of Mind representa muito mais do que um troféu na estante para os empresários premiados.

A Lana Soluções Automotivas é uma das empresas vencedoras na edição 2020 do evento, nas categorias de pneus e mecânica diesel. Para Natália Lana, coordenadora de Gente e Cultura da empresa, “ser premiado significa que estamos no caminho certo”.

Natália entende que o Top of Mind ajuda a destacar a imagem da marca no mercado e junto ao cliente.

“Trabalhamos diariamente para que a Lana seja sinônimo de solução automotiva. Independente do problema, queremos que o cliente nos procure para resolver seus problemas. Além disso, a premiação agrega confiança e credibilidade ao nosso nome. Dessa forma, percebo que o Top of Mind reforça a Lana como marca de valor. Isso, bem trabalhado, é capaz de gerar estímulo de compras no mercado consumidor”, detalha.

Fernando Lana e Natália Lana. Foto: Arquivo DeFato

Esse é um pensamento que o empresário Marcelo Azevedo, mais conhecido como Shell, também compartilha. Ele e a esposa, Jaqueline Duarte, estão à frente da Expansão Imóveis, outra marca lembrada pelos itabiranos na última edição do evento. Para eles, receber essa valorização é inesquecível. “Isso é uma recompensa dos longos anos de trabalho”, comemora.

Para Shell, a premiação é “fruto de muita dedicação de toda a equipe. Além disso, o Top of Mind acaba se tornando um estímulo para nós e nossos funcionários. Ele tem uma representatividade muito grande e nos leva a trabalhar cada vez mais”, explica.

Jaqueline Duarte e Shell. Foto: Arquivo DeFato

Aulísia e Sandra Duarte, à frente do Laboratório Duarte, acreditam que o prêmio ajuda a mostrar que a empresa está no caminho certo. “É a validação de um trabalho árduo feito com muito amor, carinho e pesquisa. O Top of Mind nos ajuda a entender que temos que buscar mais e não deixar o negócio ficar estável. Pensamos sempre nos nossos clientes e o que podemos inovar na empresa para ela se manter como líder de mercado”, discorre Sandra.

“É uma resposta direta ao que realizamos, hoje. O laboratório está sempre em movimento. A todo tempo, nós estamos evoluindo para atender às expectativas dentro do nosso segmento. O prêmio ajuda a nos nortear. Se realizamos uma mudança e, naquele ano, estamos em primeiro lugar, isso é um indicativo de que fizemos estratégias que conquistaram as pessoas”, completa Aulísia.

Aulísia e Sandra Duarte, proprietárias do Laboratório Duarte. Foto: Arquivo DeFato

Posicionamento de marca

Um detalhe importante é que, além de ajudar a descobrir as empresas que se destacaram, a pesquisa do Top of Mind também oferece dados estratégicos para tomada de decisões. Em empresas com muito tempo de mercado, algumas das informações coletadas podem ajudar a alcançar novos públicos, desenhar abordagens mais modernas e investir em inovações.

“Estamos há 30 anos no mercado e inovar é um desafio. Mas, não tememos! Quem nos acompanha sabe que nossa trajetória sempre foi marcada por grandes mudanças. Os desafios que nos fazem crescer. Além disso, temos um time formado por profissionais de diversas idades e experiências, com vários perfis e gerações atuando juntas, inclusive na diretoria, que hoje compartilha cadeira com os sucessores”, frisa Natália Lana.

Shell lembra que a Expansão Imóveis comemora, em 2022, 25 anos de trajetória na cidade. E que ainda assim tem a visão apontada para o futuro.

“Como nossa empresa tem muitos anos de estrada, é natural ter uma relação duradoura com os clientes mais antigos e isso é importantíssimo. Agora, nós estamos em busca de pessoas que ainda não nos conhecem, principalmente jovens. E essa renovação é indispensável para nos manter firmes  no mercado. Quem está conosco há bastante tempo tem muito valor para nós, mas precisamos ir em busca de crescimento e relacionamento com quem consume nosso serviço”, afirma.

Aulísia Duarte lembra que os empreendimentos longevos acabam encarando mais cobranças e desafios para se manter em destaque. “Além de sermos uma empresa de 50 anos, somos familiar. No mercado de hoje, são as mais vulneráveis. Para manter a solidez, investimos em projetos feitos para agregar valor ao serviço e fidelizar o usuário a longo prazo. A gente tem que ter uma visão macro para olhar o todo, saber onde estamos e para onde queremos ir”.

Para Sandra, muitos anos de experiência tornam a caminhada ainda mais instigante.

“Cabe a nós mostrar que o trabalho construído pela geração que nos antecedeu, agora se multiplicou. Quando chegamos no topo, o mais difícil é se manter nesse lugar sem descuidar, para que no próximo ano a gente seja ainda melhor. É um esforço contínuo de aprendizado. Acho que ninguém ganha esse tipo de premiação por tanto tempo, ou se mantém no topo à toa. Há muita dedicação e cada vez que somos vistos e lembrados, a gente consegue engrandecer a marca”.

Sobre a edição 2022

Para a coordenadora de Gente e Cultura da Lana Soluções Automotivas, o Top of Mind é mais que um prêmio na estante. “Ele é a prova de que estamos superando as barreiras do tempo. Sobretudo, que temos um time forte. Acreditamos que só se cresce com pessoas comprometidas, engajadas e satisfeitas. Nossos resultados são frutos do empenho conjunto de cada um de nossos profissionais”, celebra Natália.

Algo em que Sandra e Aulísia também acreditam. “Temos a preocupação de nos aproximarmos de outros públicos. Então, que eles venham nos conhecer e reconhecer. E, ao mesmo tempo, dando toda a assistência para as pessoas que estão conosco há tanto tempo. Estamos muito ansiosas, com aquela vontade de estar de novo na frente. As pesquisas não mentem e vão ser um termômetro para a gente receber a resposta que buscamos”, reflete Sandra.

“Saber que nossa marca é primeiro lugar nos enche de orgulho. E não só a nós, como empresárias. Os funcionários também se sentem valorizados. Na verdade, acho que o reconhecimento é muito mais para eles do que para nós. Quem participa da pesquisa se baliza no atendimento. E quem está na frente são os nossos colaboradores!”, salienta Aulísia.

Com a pesquisa sendo realizada, em diferente bairros de Itabira e com públicos variados, a ansiedade dos empresários para constar na lista dos mais lembrados de 2022 é crescente.

“Estou sabendo que o pessoal [pesquisadores] já percorreu as ruas da cidades e isso aumenta nossa expectativa demais. Claro que queremos ser premiados novamente, confessa Shell.

Um sentimento compartilhado por Natália.

“Vencer em 2022 será um parâmetro de análise importante para saber se nossas ações estão atingindo esse grande objetivo”, conclui.