Torneio de judô movimenta crianças e adolescentes de Santa Bárbara
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva, o projeto Ippon Social de Santa Bárbara realizou um Torneio de Judô para avaliar o desempenho dos alunos que fazem parte da iniciativa. O encontro aconteceu no dia 16 de julho, no Centro Esportivo de Santa Bárbara (Cesb), e reuniu cerca de 100 jovens judocas que participam […]
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva, o projeto Ippon Social de Santa Bárbara realizou um Torneio de Judô para avaliar o desempenho dos alunos que fazem parte da iniciativa. O encontro aconteceu no dia 16 de julho, no Centro Esportivo de Santa Bárbara (Cesb), e reuniu cerca de 100 jovens judocas que participam do projeto. Pais e familiares dos alunos também estiveram presentes durante as atividades para incentivar a atuação dos atletas.
Segundo o professor de judô e instrutor do projeto, Joaquim Olímpio, o torneio teve como objetivo finalizar o primeiro semestre de atividades do Ippon Social e observar a evolução dos resultados dos judocas durante os seis meses de aulas ministradas. “Foi um torneio de estímulo para conferirmos os níveis em que cada aluno se encontra”, afirma o instrutor.
Joaquim Olímpio conta que o torneio também foi uma oportunidade para preparar os jovens para o encontro das unidades do Ippon Social de Minas Gerais, que acontece no mês de agosto. O evento será realizado na cidade mineira de Timóteo. “A tendência é manter os meninos cada vez mais estimulados para chegarem bem no evento”, afirma o professor.
Ele ainda comenta que iniciativas como esta são importantes para qualificar os jovens judocas e, futuramente, auxiliá-los no exame de faixa, teste que categoriza os profissionais das artes marciais. “Santa Bárbara ganhou muito com esse projeto para dar uma oportunidade de transformação aos jovens que fazem parte por meio do esporte”, disse Joaquim.
Atualmente, o Ippon Social de Santa Bárbara é um projeto gratuito que atende quatro escolas do município. O projeto é desenvolvido por meio da parceria da Prefeitura, juntamente com a Cenibra, além da participação do projeto Ajudôu.
As aulas de judô acontecem no Cesb, 3ª e 5ª, às 9h e às 13h30 e são direcionadas para alunos que correspondem às idades de 7 a 17 anos.