Tradicional Carnaval de São Domingos do Prata não agitou as ruas da cidade em 2021
O evento “Biolô” sempre foi o dia mais tradicional e chamava multidões
* Matéria veiculada na edição 80 do jornal Cidades Mineradoras, da DeFato
A Prefeitura de São Domingos do Prata emitiu um comunicado oficial, no dia 3 de fevereiro, cancelando o Carnaval 2021, por ventura da pandemia do novo coronavírus. O setor cultural, turístico e econômico da cidade foi afetado, mas com o cenário atual não tinha outra saída.
De acordo com a nota, a Prefeitura ressaltou que “ainda estamos enfrentando sérias consequências com relação a pandemia em todo mundo. Por enquanto não é momento para comemorações e aglomerações. Proteja sua família. Fique em casa”.
História
Estudos do Grupo Cultural Vieira Servas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostram que o Carnaval de São Domingos do Prata é tão tradicional e antigo que já passou por três fases.
A primeira, na década de 20, caracterizada por blocos e cordões, lembrada como Carnaval romântico. A segunda, já na década de 40, quando surgiu o Carnaval de clube, sediado pelo Clube Recreativo Pratiano e considerado elitista. E, por fim, originado de uma brincadeira dos foliões, surgiu o “Bloco dos Sujos” que deu início ao Carnaval de Rua em São Domingos do Prata.
Assim, em 1967, um grupo de jovens liderado por Durval Mendes Filho (Durvalzinho) saiu batendo latas pelas ruas da cidade, jogando farinha no povo e tomando banho de jatos d’água no posto de gasolina. Nascia ali o carnaval de rua que, a cada ano, foi ganhando novos adeptos.
Saudade
Maria Luísa, de 22 anos, é pratiana e frequenta o Carnaval local há mais de dez anos. Para ela foi um ano muito triste, a falta do CarnaPrata, que sempre trouxe alegria a toda população, foi latente.
“Saudades do glitter, das purpurinas e das fantasias. Eu sou apaixonada pela data, é momento em que todos celebram a alegria da vida. Além disso, conhecemos pessoas de cidades vizinhas que vêm para o Prata curtir a época. É mais do que um Carnaval, é uma celebração da nossa vida, da nossa região”, disse Maria.
A tradicional festa pratiana sempre chamou multidões as ruas do Centro da cidade. O dia em que acontece o “Biolô”, um dia antes do primeiro dia oficial de Carnaval, mobiliza pessoas de todo o Médio Piracicaba.
A expectativa de todos é que, com o avanço da vacinação contra o coronavírus, em 2022 a tradicional folia pratiana volte às ruas.