Traficante de Manhuaçu, que estava na lista de mais procurados de Minas, é preso no complexo da Maré, no RJ

Eduardo Lourenço Marques, mais conhecido como Dudu, foi detido juntamente com a sua esposa

Traficante de Manhuaçu, que estava na lista de mais procurados de Minas, é preso no complexo da Maré, no RJ
Eduardo Lourenço, de 30 anos, mais conhecido como Dudu – Foto: Divulgação/PMMG

Na madrugada desta quarta-feira (6), um dos criminosos mais procurados de Minas Gerais foi preso durante uma operação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em conjunto com as forças de segurança do Rio de Janeiro. Eduardo Lourenço, de 30 anos, mais conhecido como Dudu, foi localizado no complexo da Maré, na Zona Norte da capital fluminense. A esposa dele também foi detida durante a ação.

De acordo com as informações do 11º Batalhão da PMMG, Dudu ocupava o quarto lugar da lista de mais procurados no Estado — ele é apontado como um dos líderes do tráfico de drogas em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. O criminoso era procurado pela Justiça e acusado de ser o mandante de diversos homicídios praticados na cidade, relacionados à disputa com facções rivais.

Traficante de Manhuaçu, que estava na lista de mais procurados de Minas, é preso no complexo da Maré, no RJ
Foto: Divulgação/PMMG

Ainda conforme a Polícia Militar, informações da sua central de inteligência davam conta de que Dudu estava escondido no complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em uma área comandada pelo Terceiro Comando Puro (TCP) — mas que vinha sendo monitorada por agentes do 11º BPMMG, cuja sede é em Manhuaçu.

A ação

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 4h30, militares mineiros, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, se infiltraram no complexo da Maré e foram recebidos por disparos de armas de fogo de traficantes locais. Após reagirem às agressões, os policiais localizaram um dos criminosos caído no chão, de posse de um fuzil. Ele foi socorrido ao Hospital Getúlio Vargas. Os policiais deram continuidade à operação e conseguiram prender Dudu e a sua esposa, além de apreender um fuzil.

Traficante de Manhuaçu, que estava na lista de mais procurados de Minas, é preso no complexo da Maré, no RJ
Fuzil apreendido durante a operação policial – Foto: Divulgação/PMMG

A operação, batizada Jeremias 23:24, foi desencadeada pela Polícia Militar de Minas Gerais, com apoio da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro (SSINTE), Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Manhuaçu.

Entrevista coletiva

Também nesta quarta-feira, o Major Fernando de Souza Nóia Gonçalves, do 11º BPMMG, em Manhuaçu, concedeu uma entrevista coletiva sobre a prisão do traficante Dudu. “A Polícia Militar de Minas Gerais, através do 11º Batalhão, em operação conjunta com o Ministério Público de Minas Gerais, Subsecretaria de Inteligência do Rio de Janeiro e o Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro, realizou hoje a prisão de líder de grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas e homicídios em Manhuaçu e região”, comunicou.

“Este indivíduo consta dos mais procurados do Estado de Minas Gerais e se trata de uma ação muito contundente da Polícia Militar para evitar e prevenir crimes contra a vida na cidade de Manhuaçu. O 11º Batalhão assume o compromisso ainda de continuar implementando ações para prevenção desse tipo de delito em prol da comunidade de bem, com ocupações em tempo integral em determinados bairros da cidade e com operações conjuntas com a Rotam [Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas] e com o Comando de Operações Aéreas, que em breve estará em Manhuaçu para fazer frente à criminalidade”, finalizou Major Fernando.