Trânsito em avenida do Belvedere, em BH, é liberado após cratera se abrir no local

No momento em que a cratera se abriu, no dia 7 de março, um veículo chegou a cair no local

Trânsito em avenida do Belvedere, em BH, é liberado após cratera se abrir no local
(Foto: Divulgação/PBH)

Uma cratera se abriu na avenida Presidente Eurico Dutra, no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, no dia 7 de março e gerou grande dores de cabeça para motoristas e motoristas da região. A Prefeitura da capital havia dado um prazo inicial de 15 dias para o fim das obras, no entanto, os trabalhos duraram 26 dias.

O trânsito na Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, no Belvedere, foi liberado nesta terça-feira (2). A via precisou passar por obras para recuperação de um abatimento no asfalto, causado por problemas na rede de drenagem pluvial. Agentes da BHtrans e da Guarda Municipal estiveram no local na manhã de hoje em monitoramento para a retirada do container e do material utilizado durante as obras.

No momento em que a cratera se abriu, no dia 7 de março, um veículo chegou a cair no local, e o motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

A obra

As obras de recuperação da rede de drenagem na Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, entre a Avenida José Maria Alkimin e a Rua Haiti, no Belvedere, tiveram início em 8 de março. A Prefeitura de Belo Horizonte disse que a via foi totalmente liberada nesta terça-feira “após paralisação dos trabalhos por quase duas semanas para atendimento das recomendações sugeridas pela Secretaria de Relações do Trabalho (SRT)”.

A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) supervisionou a execução das obras que contemplaram a substituição de aproximadamente 80 metros de rede de drenagem pluvial e a compactação do solo, com aplicação provisória de uma camada superficial de asfalto, para posterior recapeamento da via. “Por mais que tenhamos feito a compactação do trecho, como a obra foi executada num período de grande volume de chuvas, precisamos avaliar a possibilidade de surgir novos abatimentos na via, devido a umidade no terreno, para só posteriormente executarmos o recapeamento do trecho.”, explica o subsecretário Leonardo Gomes.

A PBH anunciou ainda que, a depender das condições climáticas e da ausência de novos abatimentos, o serviço de recapeamento do trecho está previsto de acontecer até o final desta semana. “Cerca de R$ 500 mil foram investidos na recuperação emergencial e restabelecimento da avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, importante via que liga a região do Belvedere e de Nova Lima a bairros da região Centro-Sul da capital e também à Avenida Afonso Pena e área central, na rota pela Avenida Bandeirantes”, comunicou o Município.

cassino criptomoedas