Transportes Cisne apresenta sistema de bilhetagem eletrônica

Luciano Patric apresentou Cisne Card

O sistema de bilhetagem eletrônica em Itabira foi iniciado na última segunda-feira, 20 de outubro. O Cisne Card será carregado com as tarifas utilizadas pelos usuários. Serão quatro modelos: o Vale-Transporte para empresas, o Popular – para passageiros aleatórios -, o Melhor Idade – para as pessoas acima de 65 anos – e o Especial, para usuários com necessidades especiais. O investimento total para implantação da nova ferramenta foi de R$ 1 milhão. O recurso, adquirido junto a uma empresa do interior de São Paulo, envolve a catalogação de dados, o cartão, o validador em cada ônibus e um software especializado, foi apresentado nesta quarta-feira, 22 de outubro, pelo gerente-administrativo Luciano Patric e pelo gerente-geral, Albino José Pinheiro.
 
O Melhor Idade já está em fase de implantação. O cadastro acontece na empresa e em poucos minutos a pessoa com 65 anos ou mais já pode retirar o seu mediante apresentação de documento e fornecimento de dados.
 
Vale-transporte
 
Os vale-transportes de papel não serão mais vendidos na Transportes Cisne a partir de 1º de novembro. A partir de 1º de janeiro de 2009 não serão mais aceitos nos ônibus da empresa em Itabira.
 
Após a implantação do Cisne Card, quem não tiver o cartão em mãos na passagem pela roleta, poderá pagar o valor da tarifa, como explicou o gerente-geral da empresa, Albino José Pinheiro. “O que será retirado do mercado será o vale-transporte de papel. Evitaremos a moeda de troca e, assim, garantir mais rapidez e segurança no transporte do passageiro”, assegurou.
 
 
Luciano Patric explicou que a partir desta quinta-feira, 23 de outubro, será disponibilizado o cartão Popular, destinado ao usuário aleatório. “O passageiro que quiser o cartão poderá, inicialmente, retirá-lo aqui na Transportes Cisne. Ele pagará pelo valor, no mínimo, de dez tarifas”, disse.
 
Empresas
 
A mudança para bilhetagem eletrônica terá dois focos iniciais: as pessoas com 65 anos ou mais e as empresas. No caso do Vale-Transportes para empresas, os responsáveis pela firma poderão utilizar o site www.transportescisne.com.br para fazer o pedido de do cartão, identificar quantas tarifas serão necessárias para cada funcionários e fazer o pagamento via boleto bancário. Luciano Patric prevê que até dezembro deste ano todas as empresas, que utilizam vale-transportes, estarão cadastradas.