Trump diz que acordo nuclear com Irã está próximo de ocorrer

Uma fonte iraniana informou que existem pontos pendentes nas negociações e que não há informações de quando o acordo será oficialmente assinado

Trump diz que acordo nuclear com Irã está próximo de ocorrer
Foto: Reprodução/Youtube/Donald Trump

Segundo a agência de notícias Reuters, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou, nesta quinta-feira (15) que está muito próximo o acerto de um acordo nuclear com o Irã.

Segundo Trump, Teerã concordou “mais ou menos” com os termos.

“Estamos em negociações muito sérias com o Irã para uma paz de longo prazo”. A fala ocorreu na sua visita a Doha, no Qatar, ocasião em que falou das alternativas possíveis. “Há duas etapas para fazer isso, há uma etapa muito, muito agradável e uma etapa violenta, mas não quero fazer da segunda maneira”.

Os dois países têm mantido conversações em Omã, no sultanato de Omã e a rodada mais recente aconteceu neste domingo (11), quando o governo Trump ofereceu uma proposta de acordo ao Irã.

Uma fonte iraniana informou que existem pontos pendentes nas negociações e que não há informações de quando o acordo será oficialmente assinado, se houver acerto entre as partes.

As declarações de Trump fizeram o mercado reagir prontamente com os preços do petróleo caindo ao menos US$ 2 nesta quinta-feira, refletindo possível alívio das sanções impostas ao Irã.

Desde 2018, quando de seu primeiro mandato, Donald Trump reprime duramente o projeto nuclear iraniano e impôs sanções que afetaram fortemente a economia do país.

O Irã afirma que o seu programa atômico é pacífico, mas, no entanto, o país quebrou o pacto em 2015 ao enriquecer o urânio em 60%, um percentual muito próximo dos 90% que constitui armamentalização, segundo critérios do órgão fiscalizador da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na contramão, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Aragchi disse, no dia 16 de abril, que o princípio do país enriquecer urânio é inegociável.

Fonte: Poder360