Tubarão ataca criança de 8 anos, em Fernando de Noronha

O fato aconteceu quando pai e filha estavam na Praia do Sueste

Tubarão ataca criança de 8 anos, em Fernando de Noronha
Criança é atacada por tubarão na Praia do Sueste em Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Uma criança de oito anos que estava com o seu pai foi atacada por um tubarão, nesta sexta-feira (27). Os dois estavam na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha.

De acordo com informações de testemunhas, a criança foi mordida na perna direita. Ela foi socorrida por monitores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e militares do Corpo de Bombeiros. Imediatamente, foi encaminhada para o Hospital São Lucas. A assessoria de comunicação do hospital ainda não divulgou informações sobre o estado de saúde da paciente.

O marinheiro Alex Vitor estava no local quando tudo aconteceu, e disse que a menina teve a perna arrancada no ataque. “Ela estava se banhando na beira da praia. A gente estava de costas quando do nada começou a gritaria, já vimos o sangue na área. Ela estava com o pai, que começou a gritar”, relatou.

A Administração da Ilha informou que um avião de salvamento foi enviado a Fernando de Noronha para fazer a transferência da menina para o Recife. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, até a chegada da UTI aérea, a criança está sendo estabilizada e recebendo a devida assistência médica.

Em nota, a Administração da Ilha disse que a menina chegou em estado grave. “Foram  realizados todos os procedimentos necessários, incluindo transfusão sanguínea, para garantir a estabilidade da paciente”, disse o governo local no texto. O nome da criança não foi divulgado.

Outros acidentes

A praia paradisíaca que é considerada o cartão postal de Fernando de Noronha já foi cenário de outros acidentes. Em dezembro de 2015, o turista paranaense Márcio de Castro Palma da Silva, de 32 anos, perdeu a mão e parte do braço direito após ser mordido por um tubarão. No início do ano passado, um turista, de 52 anos, do Rio de Janeiro foi mordido na mão pelo mesmo animal enquanto surfava na Cacimba do Padre. Ele levou 32 pontos e recebeu alta hospitalar.