Tudo liberado: Belo Horizonte autoriza 100% da ocupação em bares, restaurantes e eventos
Prefeitura anunciou novas medidas nesta terça-feira (2)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou mais uma etapa de flexibilização para os setores de bares e restaurantes, eventos e entretenimento. A decisão foi tomada levando em conta a estabilidade dos indicadores epidemiológicos e a vacinação em grande parte da população da capital mineira.
As portarias com as novas medidas foram publicadas nesta terça-feira (2), no Diário Oficial do Município e já está valendo. Bares e restaurantes de Belo Horizonte não têm mais restrição de quantidade de pessoas por mesas e também não precisam mais seguir as medidas de distanciamento entre as mesas. Assim, está permitida a ocupação desses estabelecimentos em 100%.
O vidro de acrílico que separa os músicos do público, antes exigido nas apresentações musicais, agora não é mais necessário. A regra para que as pessoas consumam sentadas permanece, seja em mesas ou balcões. O uso de máscara e medidas de higienização ainda prevalecem como regras nos protocolos sanitários.
Setor do entretenimento
Nos cinemas a lotação máxima também está permitida, mantendo-se o uso de máscaras, exceto no momento de alimentação ou hidratação. Os estádios de futebol voltam a receber 100% da ocupação, desde que o torcedor apresente teste negativo ou comprovante de vacinação, e seguindo os protocolos, como uso de máscara e higienização.
Para demais eventos esportivos, caso a torcida seja superior a duas mil pessoas, vale a mesma regra aplicada ao futebol profissional.
Em shows, teatros e espetáculos o público continua limitado a estar sentado em seus assentos, exceto na montagem de lounge com até oito pessoas. Não há restrição de ocupação, contudo, caso sejam mais do que duas mil pessoas, há a necessidade de que todos apresentem teste negativo para covid-19 realizado até 72h antes do horário do evento ou comprovante de vacinação das duas doses ou dose única. As regras sobre as mesas são as mesmas das adotadas em bares e restaurantes.
Eventos sociais
A PBH informou que não há mais necessidade de comunicar a realização de eventos sociais (festas de aniversário, casamento e similares) com até dois dias de antecedência. Também não há mais a restrição de público, que antes eram de, no máximo, 250 convidados.
A exigência de teste ou vacina para os participantes foi mantida. Nesses eventos, o uso do vidro acrílico separando músicos do público também não é mais necessário, assim como distanciamento entre as mesas e a limitação de quantidade de pessoas por mesa.
Eventos gastronômicos e corporativos
Para os eventos gastronômicos também não há limite de pessoas, mas continua sendo necessário apresentar teste e comprovante de vacinação para eventos com mais de duas mil pessoas. Bebidas e comidas devem ser consumidos em mesas ou balcões, de forma semelhante a bares e restaurantes. A música ao vivo continua permitida nesses encontros, mas, segundo protocolos da Prefeitura, a dança não está liberada.
Os eventos corporativos, como feiras, exposições ou seminários, podem ter sua capacidade máxima, sem exigência de testes ou vacinas, ou licenciamento simplificado em locais que possuem alvará para esta finalidade.
Alvará
A Prefeitura reforçou que “para além dos protocolos sanitários, devem ser observadas as demais regras vigentes para realização de eventos no município, como por exemplo, a solicitação de licenciamento para eventos em locais que não possuem alvará para esta finalidade ou em logradouro público”, afirmou em comunicado.
*Com informações da PBH