O delegado Diogo Luna alerta para o fenômeno da “violência invisível”

O delegado regional em exercício — Diogo Luna Moureira (40 anos) — participou do programa “Sala de Visitas” da TV DeFato. Luna é natural de Bocaiúva, no Norte de Minas Gerais, e exerce a sua função em Itabira desde 2013, ano em que iniciou a sua carreira de delegado da Polícia Civil. O policial tem […]

O delegado regional em exercício — Diogo Luna Moureira (40 anos) — participou do programa “Sala de Visitas” da TV DeFato. Luna é natural de Bocaiúva, no Norte de Minas Gerais, e exerce a sua função em Itabira desde 2013, ano em que iniciou a sua carreira de delegado da Polícia Civil. O policial tem graduação em Direito e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente, também é professor de mestrado em Segurança Pública e Cidadania, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ainda leciona a disciplina “Introdução ao Estudo de Direito” na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).

O assunto Segurança Pública é recorrente em todo o mundo, nos dias atuais. O delegado tem um conceito bastante sólido sobre o tema: “A segurança pública se tornou um tema muito relevante nos tempos atuais, que são tempos de insegurança social, tempos de incertezas. E essa situação demanda muita seriedade e responsabilidade nas discussões”.

O policial também destaca a importância da sociedade no processo da Segurança Pública: “A Segurança Pública é dever do Estado, por meio dos órgãos responsáveis. A Segurança Pública é um direito de todos. Mas esse direito também é uma responsabilidade de todos. Então ela (a Segurança Pública) não é um problema exclusivo das Polícias, mas de toda a comunidade, da sociedade civil”.

As Polícias Civil e Militar garantem que o índice de violência se encontra sob controle, em Itabira. Porém, a população convive com uma certa sensação de insegurança. Luna afirma que esse fenômeno psicossocial não tem amparo na realidade.

“Existe uma redução na quantidade de crimes violentos em Itabira. E essa situação encontra-se devidamente mapeada e foi divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que, inclusive, mostrou a redução da criminalidade no Brasil, em 2023. Mas a percepção subjetiva pode não deixar clara a diminuição da violência em Itabira. Os dados atualizados mostram uma redução (de violência) em 2023, em relação a 2022”, afirma.

O delegado Diogo Luna ainda apresentou um novo e importante conceito para a sociedade itabirana: a “Violência Invisível”. Confira a entrevista completa no vídeo do programa “Sala de Visitas”:

cassino criptomoedas