Ufa!? Onda de calor em Minas Gerais começa a enfraquecer no fim de semana
Neste ano, novembro tem sido de pouca chuva até aqui e o Instituto Nacional de Meteorologia reconhece o atraso do período chuvoso 2023/2024
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz uma boa notícia para os mineiros nesta sexta-feira (17): a onda de calor começa a enfraquecer no fim de semana. Já no domingo, o centro-sul e oeste de Minas Gerais já apresentará redução das temperaturas máximas e a onda deve se encerrar na segunda-feira (20), quando pancadas de chuva passam a ocorrer em todo o estado.
Esta sexta-feira, no entanto, deve ser mais um dia com temperaturas elevadas, baixos índices de umidade à tarde e temporais entre o fim de tarde e à noite em grande parte de Minas Gerais. O Inmet alerta que depois de uma tarde quente, estes temporais apresentam fortes rajadas de vento, muitos raios e pode haver queda de granizo.
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, as condições meteorológicas são favoráveis para ocorrência de temporais, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de ventos, da ordem de 40 a 60 km/h, no Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana de Belo Horizonte, entre o fim da tarde e noite desta sexta-feira.
E a chuva?
Neste ano, novembro tem sido de pouca chuva até aqui e o Inmet reconhece o atraso do período chuvoso 2023/2024. Diante da onda de calor e a irregularidade persistente entre o fim de outubro e início de novembro, a estação chuvosa ainda não se estabeleceu em Minas Gerais, nem nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.