UFMG vai adotar vestibular seriado, com provas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio; saiba mais
O candidato escolherá qual cursos superior irá fazer apenas no 3º ano do Ensino Médio, quando fará a última das três provas
A partir deste ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai adotar um vestibular seriado, composto por três provas aplicadas ao longo de três anos. O processo começará no 1º ano do Ensino Médio e será concluído no 3º ano, garantindo a possibilidade de ingresso imediato na faculdade. O novo processo vai coexistir com o Sisu, que acontece por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O processo da UFMG será aberto a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também a qualquer pessoa que tiver concluído, a qualquer tempo, esse segmento ou essa modalidade de ensino da educação básica. Além disso, alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica poderão solicitar isenção parcial ou integral da taxa de inscrição.
Apenas um percentual das vagas iniciais será ofertado por essa forma de seleção, sendo necessária a coexistência com outro processo seletivo (como o atual, com base no Enem). “Assim, a Universidade se apresenta para os estudantes do Ensino Médio de forma gradual e progressiva e propicia ao candidato duas alternativas para acessar o ensino de graduação a cada ano”, celebra a UFMG.
A expectativa é que a partir de 2028, 30% dos estudantes que ingressarem na UFMG terão passado por processo seletivo de avaliação seriada, em que se aplicam três exames em três anos, relativos a cada uma das séries do Ensino Médio. A iniciativa foi aprovada na última semana pelo Conselho Universitário, que aprovou proposta apresentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).
Entenda mais sobre o processo
Segundo a UFMG, o candidato realiza a primeira etapa do processo seletivo no ano 1 e faz uma prova sobre o conteúdo do 1º ano do Ensino Médio. No ano seguinte (ano 2), o mesmo candidato habilita-se para a segunda etapa do processo seletivo e faz uma prova sobre o conteúdo do segundo ano. O chamado ciclo seriado se encerra quando, no ano 3, o candidato, finalmente, escolhe o curso de graduação em que planeja ingressar e participa da terceira etapa do processo.
Um novo ciclo seriado é encerrado a cada ano, quando serão realizadas simultaneamente as três etapas do processo, cada uma delas pertencente a um ciclo diferente. O processo tem como referência os três anos do Ensino Médio para a organização dos ciclos de avaliação. O processo de seleção se aplica também aos egressos da EJA.