UFVJM comemora conquistas ao longo dos oito anos de instalação do campus Unaí

A unidade conta com quase mil alunos matriculados nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia

UFVJM comemora conquistas ao longo dos oito anos de instalação do campus Unaí
O prof. Wesley Santiago, Diretor de Administração do campus Unaí, destacou as conquistas do campus. Foto: Divulgação

Na última quinta feira, dia 17 de março de 2022, diversas autoridades de instituições públicas e privadas da região Noroeste de Minas estiveram reunidas no campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Unaí.

Atendendo ao convite da Diretoria de Administração do Campus Unaí, as autoridades, membros da comunidade acadêmica e sociedade local se reuniram para celebrar o aniversário de oito anos de instalação do campus na cidade e também de sua unidade acadêmica, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

História

Criado em 27 de fevereiro de 2014 a partir da resolução no 03 do conselho universitário da UFVJM, o campus Unaí é a unidade universitária mais distante da sede da universidade em Diamantina, cerca 600 km de distância.

A despeito de sua juventude, da distância da sede e das dificuldades orçamentárias experimentadas pelas universidades públicas, o campus Unaí tem se estruturado e conquistado resultados extraordinários.

Conquistas

Com seus quase mil alunos matriculados nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia, teve três de seus cursos classificados entre os melhores do país, de acordo com avaliação do índice CPC do Ministério da Educação (MEC): Zootecnia em 1º Lugar nacional, Medicina Veterinária em 2º Lugar e Agronomia em 4º Lugar.

Segundo o prof. Wesley Santiago, Diretor de Administração do campus Unaí, “a celebração é justa e devida, desde sua instalação o campus passou por inúmeros desafios e está consolidando sua infraestrutura e atuação na região. Muito mais que o tempo de instalação, estamos comemorando nossa integração com a comunidade do Noroeste de Minas“.

Além dos discursos proferidos pelas autoridades presentes, foram compartilhadas expectativas positivas em face dos esforços da reitoria e da administração local para que o campus possa concluir obras inacabadas e aumentar a oferta de vagas para estudantes.

Solenidade contou com diversas instituições da região                                                                                                                                                                                                                

Valorização

A celebração foi concluída com uma homenagem aos municípios do Noroeste de Minas. Num gesto simbólico de confirmação da presença dos municípios do Noroeste na consolidação do Campus, foi inaugurada a praça das bandeiras, tendo um representante de cada município hasteado sua respectiva bandeira ao som do hino nacional, executado pela banda de música Lira Capim Branco.

O Diretor de Administração do Campus Unaí encerrou a homenagem relembrando a presença da instituição noutras importantes regiões do estado e destacando que todos são parte desse grande patrimônio da educação brasileira.