Último perigo à vista? Asteroide recém-descoberto tem chance de se chocar com a terra
A previsão inicial é de que o asteroide 2024 YRA passe pela Terra em 22 de dezembro de 2032
Embora remotas, o asteroide 2024 YRA, recém-descoberto, tem possibilidades de se chocar com a Terra, após astrônomos da Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês), calcularem sua rota e preverem que ele pode “esbarrar” no planeta em menos de uma década.
A previsão inicial é de que ele passe pela Terra em 22 de dezembro de 2032, com possibilidades de 99% de passar com segurança, mas não se descarta um possível impacto.
A agência espacial ressalta que asteroides dessa proporção costumam colidir contra a Terra em intervalos de alguns milhares de anos, com capacidade de enormes danos à região atingida, mas essa possibilidade é de apenas 1,2%.
A atualização sobre o 2024 YRA foram divulgadas na última quarta-feira (29), quando a ESA confirmou o monitoramento “de perto” do bólido, que tem entre 40 a 100 metros de diâmetro.
Mesmo considerando que as possibilidades de uma colisão com a Terra sejam baixas, os especialistas o classificam na categoria 3 da escala Torino, que vai de 0 a 10, o que o coloca em “estado de atenção.”
Há uma questão que dificulta o seu monitoramento, que é a sua órbita, alongada ao redor do sol, o que faz com que a rocha se distancie da Terra em linha reta, o que prejudica o cálculo de sua órbita a partir das curvas de sua trajetória.
A ESA afirma que o asteroide sairá do campo de visão da Terra nos próximos meses, período em que os astrônomos vão coordenar observações com telescópios mais poderosos, contando com o equipamento europeu Very Large Telescope (VLT), muito potente, instalado no Chile.