Um grande apagão atinge Espanha, Portugal, França e Alemanha

O Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) não descarta a possiblidade de um ataque cibernético

Um grande apagão atinge Espanha, Portugal, França e Alemanha
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um apagão generalizado atingiu a Espanha e Portugal nesta segunda-feira (28). A Rede Elétrica da Espanha e a Concessionária Portuguesa confirmaram que a pane atingiu toda a Península Ibérica. Parte da Alemanha e da França também foi impactada.

O dia a dia da população foi bastante afetado. Linhas telefônicas e semáforos não estão funcionando. Os aeroportos mantêm-se com o check-in de forma manual, assim como os embarques.

Há registros de pessoas presas em vagões e os hospitais começam a enfrentar problemas no atendimento aos pacientes. O hospital Santa Maria de Lisboa está fazendo uso de geradores.

O Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) não descarta a possiblidade de um ataque cibernético. O ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, afirmou que um atentado cibernético pode ter sido a causa do problema.

“Sei que abrange vários países da Europa como Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio, também, Marrocos. Coisa de grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque, mas não é uma informação confirmada”, declarou Almeida à RTP.

Juan Manuel Moreno, presidente do governo regional da Andaluzia, declarou ao jornal El Pais que o cenário sinaliza para um ato cibernético.

Tudo indica que que um apagão desta magnitude se deve apenas a um ataque cibernético. Vamos ver quanto tempo isso vai durar porque os geradores só têm capacidade para 24 horas”, apontou Moreno.

* Fonte: G1