Um guia de saúde para os homens de meia idade
Nunca é tarde para mudar hábitos e se preocupar com a saúde
O tempo é implacável e, ao atingir os 40 anos, as consequências começam a aparecer e o medo de morrer não é mais um conceito abstrato. Contudo, também podemos aproveitar esse período para mudar o estilo de vida.
Nosso principal objetivo é envelhecer com saúde e aumentar a expectativa de vida, para isso é importantíssimo conhecer as principais causas de morte e como podemos evitá-las.
As principais doenças que matam os homens são doenças cardíacas, diabetes e problemas respiratórios. Geralmente essas patologias são consequências de escolhas equivocadas de estilo de vida (tabagismo, dieta rica em carboidratos e lipídeos, sedentarismo). Ao modificar esses hábitos, você pode reduzir drasticamente a incidência dessas doenças.
Fazer caminhada cinco dias por semana reduz o risco de diabetes em um terço. Parar de fumar reduzirá pela metade o risco de doenças cardíacas no ano subsequente, sendo a principal variável para reduzir a morbidade. Ao fazer atividade física você aumenta sua expectativa de vida e melhora sua qualidade.
10 passos para uma vida mais saudável:
- Pare de fumar!
- Torne-se fisicamente ativo
- Dieta saudável
- Mantenha seu colesterol em níveis adequados
- Mantenha a pressão arterial dentro de limites saudáveis
- Cuidado com seu peso
- Consumo moderado de bebida alcoólica
- Tenha uma boa noite de sono
- Reduza o stress
- Faça consulta de rotina.
Fernando Bicalho é urologista. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.
Policlínica: avenida João Soares Silva, 32, bairro Penha – Itabira/MG
Telefones: (31) 3831-5161 ou 99231-8031