Um negócio da China! O Tik Tok pode ser vendido para Elon Musk

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos alega que o Tik Tok é uma ameaça à segurança nacional

Um negócio da China! O Tik Tok pode ser vendido para Elon Musk
Foto: Reprodução/Google Play

A situação da chinesa Tik Tok começa a ficar insustentável nos Estados Unidos. A plataforma encontra-se se prestes a ser proibida ou banida do país. O governo chinês prefere manter o empreendimento sob controle da empresa ByteDance. O próximo passo depende de uma decisão favorável da Suprema Corte Americana, que pode exigir a venda ou banimento do território norte-americano. 

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos alega que o Tik Tok é uma ameaça à segurança nacional. A justificativa é que a China pode utilizar dados dos 170 milhões de usuários para promover espionagem ou manipulação de conteúdo. A ByteDance contesta uma lei aprovada pelo Congresso americano em 2024.  A resolução   exige que a plataforma venda as operações ou encerre as suas atividades, em território americano, até 19 de janeiro. Os chineses alegam que a medida fere a 1ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que protege a liberdade de expressão

A Suprema Corte tem até o próximo domingo (19) para um parecer definitivo.  Caso não consiga reverter esse quadro, os chineses avaliam vender o empreendimento para o bilionário Elon Musk, que ocupará o cargo de diretor do Departamento de Eficiência Governamental no futuro governo Donald Trump. As discussões ainda estão no início, mas a possiblidade mais concreta seria o X (antigo Twitter) de Musk assumir o controle da ferramenta chinesa.

Donald Trump é contra o banimento. O futuro presidente afirmou que o seu governo tentará uma solução política para o impasse.

* Fonte: Poder360