Um passo do apocalipse: elevação do nível do mar pode afetar cerca de 1,3 milhão de brasileiros até 2030

Desastre climático pode atingir principalmente o Nordeste e Sul do Brasil

Um passo do apocalipse: elevação do nível do mar pode afetar cerca de 1,3 milhão de brasileiros até 2030
Fotos : Rafael Catarcione/Riotur/Flickr

Estudo realizado e publicado pela Climate Central alerta sobre a elevação do nível dos oceanos que, até 2030, pode afetar centros urbanos próximos de praias no Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, São Luís, Aracaju, Natal, Maceió e João Pessoa, inclusive Porto Alegre, com o aumento do nível do Guaíba, impactando cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, ressaltam que nos últimos 30 anos, o nível do mar aumentou ao menos 9 centímetros e, com base nesses dados, prevê que até 2100, se eleve em até 80 centímetros, com sérios riscos de inundação de vários municípios brasileiros, a partir de 2030.

Os principais fatores são o fenômeno El Niño e a emissão de gases de efeito estufa, que provocam o derretimento das geleiras e o aquecimento das águas do mar, que se dilata e expande seu espaço.

O mapa interativo desenvolvido pela Climate indica que diversas áreas da região das ilhas, pontos da Orla do Guaíba, por exemplo, e na zona sul e centro de Porto Alegre, que ficarão submersas no caso de elevação do mar em um metro.

Assim como a capital gaúcha, o Rio de Janeiro poderia ter os mesmos efeitos em São Gonçalo, Itaboraí e Baixada Fluminense.

No Nordeste, Aracaju, na capital sergipana seria gravemente afetada com inundação e alagamento na faixa costeira e trechos urbanos próximos do Rio Sergipe.