Una Itabira inaugura nova sede em prédio revitalizado no centro
Edificação estava abandonada há 25 anos e agora abriga a instituição de ensino superior com a oferta de 13 cursos de graduação e pós-graduação
A Una Itabira apresentou nesta terça-feira (27) a nova sede da instituição, localizada na rua Sizenando de Barros, no Centro. A área de 8.000 metros quadrados, que estava abandonada há 25 anos, foi completamente revitalizada.
O prédio, apelidado de elefante branco, passou por amplo projeto de transformação e modernização a fim de oferecer maior suporte para os 13 cursos de graduação e pós-graduação. Durante nove meses, a instituição trabalhou na revitalização da estrutura, finalizando com a obra original do artista mineiro Rogério Fernandes, estampada na fachada da unidade.
Cerimônia
No decorrer da cerimônia de inauguração, autoridades locais e representantes da Una Itabira estiveram presentes e foram convidados a conhecer as novas instalações da sede. No discurso inaugural, a vice-prefeita Dalma Barcelos agradeceu a confiança depositada pela instituição e destacou a importância do papel da faculdade na diversificação econômica da cidade.
“Foram várias pessoas que lutaram para realizar esse sonho. Eu fico muito feliz pela oportunidade de transformar o município por meio da seriedade e competência da Una. Só pela educação que transformaremos vidas”, disse a vice-prefeita.
O reitor da Una, Rafael Ciccarini, participou do evento e afirmou que a instituição veio para fazer parte da história de Itabira. “Queremos transformar e ser transformados”, destacou o professor doutor. Para ele, a educação é um processo dialético que promove a troca de experiências com diversos setores sociais e que Itabira representa essa fase da instituição.
“Aqui é um dos lugares mais especiais que já tive a honra de estar. A Una é empreendedora. Se há um desafio, nós queremos conquistá-lo. Quando conseguimos viabilizar, junto com a cidade, algo desse porte percebemos que podemos ir mais longe”, reforçou o reitor.
Histórico
Segundo a advogada responsável pelos trâmites jurídicos do prédio, Juliana França, a inauguração em si é uma vitória. Desde 2011, a profissional assumiu o caso e teve como responsabilidade negociar com os antigos proprietários.
“Muitos sonhos foram canalizados aqui e veio uma instituição para confortar o coração dos antigos condôminos. Cada aluno que passar por essa porta faz parte dessa realização”, pontuou a advogada.
O diretor de negócios da unidade acadêmica, Vinícius Costa, frisou que a inauguração da nova sede é significante não só para os itabiranos mas também para a região.
“As aulas já começaram e nossos alunos estão encantados, tanto com a estrutura quanto com os nossos professores. Estamos aqui para contribuir com a diversidade econômica de Itabira por meio da educação”, disse o diretor.
Em post nas redes sociais, o prefeito Ronaldo Magalhães lamentou a ausência no evento por estar no Encontro Nacional dos Município Mineradores. Na publicação, o chefe do Executivo elogiou a estrutura e agradeceu a chegada da faculdade à cidade.
A Una Itabira ressalta que está de portas abertas para receber a comunidade itabirana e da região que seja conhecer as novas instalações, por meio de visitas guiada e, mostra de profissões.