UniFuncesi promove transformação social por meio de projetos de extensão

O Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (CEPPE) atuou na realização da pesquisa de mercado que define as empresas vencedoras do Top Of Mind

UniFuncesi promove transformação social por meio de projetos de extensão
Foto: Divulgação/UniFuncesi
O conteúdo continua após o anúncio


O UniFuncesi tem se desenvolvido cada vez mais, trazendo ferramentas para potencializar o aprendizado dos alunos da faculdade e contribuir com o desenvolvimento social no município. Entre os principais trabalhos da instituição, está o Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (CEPPE), responsável pelos programas e projetos que fomentam a extensão do Centro Universitário UniFuncesi, bem como a pesquisa e Iniciação Científica. 

O CEPPE é o setor responsável pela realização da pesquisa de mercado que define as empresas vencedoras do Top Of Mind – evento idealizado pelo Grupo DeFato para premiar as marcas mais lembradas de Itabira, em seus respectivos segmentos. 

A extensão universitária é marcada por um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. 

A atuação do CEPPE é fundamental para a estruturação do trabalho do UniFuncesi, por articular o processo de ensino com os princípios da extensão – que consistem em exercer um conjunto de atividades que promovam articulação entre o saber, o fazer e a realidade da região onde a instituição está inserida, considerando pontos como a sustentabilidade socioambiental, econômica e cultural. 

O CEPPE 

O desenvolvimento de atividades de extensão é indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. Desse modo, o UniFuncesi se dedica no aperfeiçoamento e expansão do conhecimento, e o CEPPE é uma ferramenta primordial para isso. 

Ao promover as ações de Extensão Universitária, o CEPPE e o UniFuncesi contribuem para o amadurecimento do saber, pensamento científico e transformação social na região. As ações de extensão são aquelas que envolvem o público externo à instituição, com a participação de seus alunos, docentes e técnico-administrativos, desenvolvidas de modo interdisciplinar e/ou multidisciplinar, que se enquadrem em uma das modalidades a seguir:

  1. Programas;
  2. projetos;
  3. cursos;
  4. eventos;
  5. prestação de serviços;
  6. produtos e publicações.

Atualmente, os principais programas ativos no UniFuncesi são: 

  • Programa de Pesquisa e Extensão da “Clínica Revigorar”;
  • Programa de Extensão Maré Verde em parceria com a UNIFEI  
  • Programa de Pesquisa e Extensão “Cuidar: Saúde em ação”  
  • Programa de Pesquisa e Extensão “Escritório Escola de Engenharia Civil”
  • Empreendedorismo Social: Marca do Quilombo
  • Estudos ambientais 
  • Programa de Educação ambiental para comunidades da região. 

Desenvolvimento social 

Em entrevista ao Portal DeFato, a coordenadora do Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e professora de graduação e pós-graduação, Shirlei Luana Chaves, que atua há 11 anos na instituição e é doutoranda, mestre e especialista em Linguística e Língua Portuguesa, falou sobre as ações extensionistas do UniFuncesi: 

Foto: arquivo pessoal

“O Centro Universitário UniFuncesi tem em sua tradição, enquanto instituição comunitária, desenvolver ações acadêmicas extensionistas, ou seja, a comunidade acadêmica leva para a sociedade, por meio de ações e práticas, os saberes aprendidos e apreendidos durante todo o percurso acadêmico, seja por meio de palestras, oficinas, e/ou ações educacionais nas escolas, seja por fomentar o empreendedorismo social, seja pelo amparo à saúde com atendimentos na Clínica Revigorar ou por uma consultoria jurídica no SAJ, ou por prestações de serviços na área ambiental. 

Todas as ações demandam um investimento no corpo técnico e no desenvolvimento dos projetos. A maioria dos projetos de extensão resultam em participação em congressos, eventos e a publicação de artigos, o que agrega ainda mais valor científico às atividades desenvolvidas pelo CEPPE (Centro de Pesquisa, Pós-graduação e extensão).”

A profissional também destaca a importância das ações de extensão, que promovem um grande e positivo impacto no município, a partir das práticas desenvolvidas pelo Centro Universitário:

“O impacto das ações desenvolvidas pelo CEPPE é de uma transformação social, já que a extensão nos permite estabelecer uma inter-relação com vários setores da sociedade, com ações transformadoras voltadas para as demandas que chegam até nós, ou que nós, por meio de pesquisas, compreendemos a necessidade de atuar. 

É importante salientar que o impacto e a transformação não ocorrem apenas sobre a sociedade, mas também sobre o Centro Universitário Funcesi, pois somos parte da sociedade. A nossa proposta é potencializar ainda mais as ações extensionistas e de pesquisa para continuarmos a atuar cada vez mais em prol da comunidade, pois, como já dizia o fundador da Funcesi, Dom Mário: “Embora sejam os alunos o sentido da existência da Funcesi, seu objetivo último como fundação comunitária, tem que ser a própria comunidade”.”

Graças ao trabalho do CEPPE e UniFuncesi o desenvolvimento da pesquisa do Top Of Mind foi realizado segundo parâmetros de pesquisas consagradas e de acordo com método científico. Assim, o resultado da apuração, que será divulgado em breve.