Urgente: Itabira ultrapassa marca de 100 mortos pela Covid-19
Quase um ano depois de seu primeiro caso positivo, cidade atinge a triste marca de 102 mortos pela pandemia
Em meio ao pior momento da pandemia em toda a região, Itabira ultrapassou a marca de 100 mortes em decorrência da Covid-19 nesta quarta-feira (17). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou há pouco quatro novos óbitos, o que elevou para 102 o total de moradores da cidade que perderam a vida para o novo coronavírus.
Os quatro novos óbitos foram de pacientes internados no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Entre eles estão uma mulher de 72 anos e três homens – um com 69 anos e dois com 72 anos. Todos apresentavam comorbidades.
Histórico
O primeiro caso positivo de Covid-19 em Itabira foi confirmado em 25 de março de 2020. À época, a SMS informou que o paciente esteve em viagem internacional, passou por aeroportos distintos e, ao chegar em Itabira, foi atendido em unidade de saúde com febre e dor no corpo.
Já a primeira morte em Itabira aconteceu no dia 6 de abril, no bairro Praia. A vítima foi um jovem, de 24 anos, com histórico de comorbidades.
Avanço
O número de casos positivos da doença desde o início da pandemia em Itabira se aproxima de 11 mil: são 10.963 casos nesta quarta-feira – 173 a mais que os informados no boletim do dia anterior. O recorde até o momento é do dia 12 de março, quando 216 casos positivos foram notificados em um só dia.
Segundo plataforma on-line de monitoramento da Covid-19 no município, a taxa de crescimento de casos é de 77,74%.
Leitos
Os leitos de enfermaria (55) e UTI (25) permanecem com ocupação máxima nesta quarta-feira. Na UTI, 21 pacientes são moradores de Itabira e outros quatro vem de outras cidades. Já a enfermaria concentra 45 internados de Itabira e 10 de municípios vizinhos. Itabira é unidade de referência para, pelo menos, 11 municípios da região.
De acordo com nota veiculada hoje (17) pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), há 15 pacientes no pronto-atendimento aguardando transferência.