Urnas eletrônicas são preparadas para as eleições em Barão de Cocais

A cerimônia acontece no 22° Cartório Eleitoral do município que também corresponde a São Gonçalo e Bom Jesus do Amparo

Urnas eletrônicas são preparadas para as eleições em Barão de Cocais
Foto: Carinna Viganor/DeFato

O 22° Cartório Eleitoral, localizado em Barão de Cocais, que também é responsável pela zona eleitoral de São Gonçalo do Rio Abaixo e Bom Jesus do Amparo, iniciou na manhã deste sábado (7), a cerimônia de preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2020, que acontecem no dia 15 de novembro.

Ao todo, são preparadas 114 urnas que serão utilizadas pelos três municípios no dia da eleição. Além disso, outras 10 urnas também passarão pela preparação para contingência. Elas estarão lacradas e, caso ocorra um imprevisto, o Cartório Eleitoral tem essa reserva para a substituição. A cerimônia ocorre sob supervisão da chefe do Cartório Eleitoral, Michele Smania Fontana, com o auxílio de profissionais de apoio. É esperado que todo o processo seja concluído até a próxima segunda-feira, 9 de novembro.

O serviço é realizado em várias etapas que consistem no inserção de informações necessárias para o dia da votação. Esses dados contém informações relacionadas à zona eleitoral que as urnas eletrônicas serão correspondentes, aos municípios, aos locais de votação e às seções que serão instaladas. Esse armazenamento é realizado nas urnas por meio do cartão de memória conhecido como flash de carga.

Eleições Barão de Cocais
Foto: Carinna Viganor/DeFato

Os cartões de memória também armazenam as informações dos candidatos e suas fotos, os dados dos eleitores designados a votarem naquela determinada seção, além dos programas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma segunda mídia utilizada pela Justiça Eleitoral, é a memória de resultado (MR) que funciona como uma espécie de pen drive na urna eletrônica. O aparelho é responsável por realizar o registro dos votos.

Uma outra etapa realizada pela equipe do Cartório Eleitoral é a Verificação Pré-Eleição, onde é feita uma simulação de votos como se fosse no dia da votação. Após esse teste, o equipamento é resetado, se tornando pronto para receber novamente todos os dados necessários antes de ser lacrado oficialmente.