”Vai ser um jogo bem difícil, bem competitivo”, projeta Paulinho Guará sobre a estreia do Valério no Mineiro 2023
Até o fechamento desta matéria, às 15h, o Valério só possuía dois atletas registrados no Boletim Informativo Diário (BID)
Paulinho Guará, treinador do Valeriodoce Esporte Clube, concedeu uma entrevista à DeFato, às vésperas da estreia do clube itabirano na Segundona 2023, competição equivalente à terceira divisão do Mineiro. O Dragão entra em campo contra o Juventus de Minas Novas, fora de casa, neste sábado, às 20h. Mesmo com pontos a serem resolvidos, como a regularização dos atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o treinador está confiante em um bom desempenho da equipe.
Até a atualização desta matéria, às 17h, o Valério só possuía quatro atletas registrados no BID: o goleiro Gustavo Abdo, regularizado no dia 2 de agosto e os jogadores de linha, Lucas Matheus, Ramon Caraci e Jordan Kaique, cujos nomes ”caíram” no registro nesta quarta-feira (23). O clube também não havia anunciado nenhum jogador de forma oficial em suas redes sociais, somente os membros da comissão técnica. Além disso, a segunda edição do programa Sócio Torcedor também segue como uma incógnita.
Questionado sobre a demora na regularização dos atletas e se isso o preocupava para a estreia no Mineiro, Paulinho Guará lembrou que tal situação fugia do seu controle, mas ressaltou que a diretoria já está se mobilizando para regularização de todo o elenco:
‘‘Acredito que até sexta-feira, no máximo, todos já estejam lá [no BID] com condições de jogo. Até mesmo para a gente poder ter todo mundo e poder fazer uma boa estreia lá [em Minas Novas] e começar bem na competição.’’
Na visão de Paulinho, a mudança do regulamento – que tornou o campeonato restritivamente sub-23 – faz o nível técnico ter uma leve queda. No entanto, a parte física e a intensidade nos duelos tendem a aumentar. Para o treinador, existe muita qualidade no elenco do VEC, que já está ansioso para enfrentar o Juventus de Minas Novas. ‘‘Eu sei que vai ser um jogo bem difícil, um jogo bem competitivo, mas a gente está treinando bem. Nessas quatro semanas que tivemos para trabalhar, a gente conseguiu moldar a equipe com aquele perfil que eu quero’’, disse o treinador, que confessou desconhecer o elenco adversário deste sábado, pelo fato da equipe também estar em formação.
De acordo com Paulinho Guará, o plantel do Valério possui 18 atletas, que foram contratados enquanto Marco Antônio Milagres estava sob o comando técnico da equipe. Na avaliação do treinador, o grupo é bom, mas alguns reforços ainda são necessários. Pelo menos cinco atletas já foram solicitados à direção esportiva.
‘‘Foi muito boa a avaliação que eu tive no jogo que a gente fez contra o Contagem, onde eu conheci melhor as características [dos atletas] na partida. Foi bem interessante, consegui ver as nossas deficiências, o que a gente precisa melhorar, até mesmo em termos de contratações. Espero que a gente consiga trazer mais umas 5 peças pontuais.’’
O jogo contra a equipe do Contagem no qual Paulinho se refere, foi disputado no último sábado (19), na Arena Gregorão, onde o VEC foi superado por 1×0. No sábado anterior (12), o Dragão havia feito um ‘‘jogo treino’’ contra o DS Soccer, onde goleou por 5×1 o projeto esportivo composto por jovens da categoria sub-22 de Nova Era.
Na primeira fase da Segundona, o Valério irá enfrentar América de Teófilo Otoni, Juventus de Minas Novas e Boston City, de Manhuaçu.
A competição
Em 2023, serão 17 clubes com atletas sub-23 que vão buscar o título em quatro fases. A classificatória, que dá início à competição, será disputada em quatro grupos (três com quatro clubes e um, com cinco) em jogos que vão do dia 26/8 a 21/10. As equipes se enfrentam em turno e returno dentro do próprio grupo e as duas melhores de cada seguem para as quartas de final. Essa fase, a semifinal e a final serão disputadas em ida e volta.
A fase “mata-mata” começa no dia 28/10 e o primeiro jogo da final será no dia 25/11. Campeão e vice ganham acesso ao Campeonato Mineiro 2024 – Módulo II.
Conheça os clubes participantes e seus respectivos grupos
Grupo 1 – América-TO, Valério, Juventus e Boston
Grupo 2 – Nacional, Pirapora, Paracatu, Mamoré e Araxá
Grupo 3 – Poços de Caldas, Atlético Três Corações, Villa Real e Guarani
Grupo 4 – Coimbra, Contagem, Inter de Minas e Serranense