Vale aciona protocolo de emergência em diques de Catas Altas e Barão
Além disso, a declaração de estabilidade de quatro barragens foi negada, incluindo a de Itabira
A mineradora Vale informou nessa semana que deu início, de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 1¹ dos diques Paracatu, na Mina Fazendão em Catas Altas, e Patrimônio, na Mina Gongo Soco em Barão de Cocais. De acordo com a mineradora, o protocolo não requer a evacuação da população a jusante das estruturas. Além disso, ambos os diques tiveram Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) negativas emitidas.
O início do protocolo de emergência, segundo a Vale, segue a linha de acompanhamento contínuo das condições de segurança das estruturas geotécnicas. Ainda, o processo é resultado de inspeções regulares e interpretações frequentes de dados relativos às estruturas, desempenhadas por meio da função do Engenheiro de Registro (EoR).
Ademais, a Vale também informou que quatro estruturas geotécnicas, com protocolos de emergência em Nível 1, em caráter preventivo, formalmente tiveram DCEs negativas emitidas. As barragens que receberam o DCE negativo estão localizadas em Itabira, Nova Lima e Ouro Preto. Veja:
No texto em que foi divulgada as informações, a Vale disse que sua prioridade é a segurança das pessoas e comunidades a jusante de suas operações, assim como com a segurança de todas as suas estruturas.