Vale construirá a maior planta de cimento sustentável do mundo utilizando rejeitos de minério no Pará
A iniciativa é parte de um projeto inovador, sustentável e pioneiro em sua escala e tecnologia

A mineradora Vale acaba de revelar a construção da maior planta do mundo para a produção de argila ativa, composta basicamente de rejeitos de mineração como matéria-prima.
A iniciativa é parte de um projeto inovador, sustentável e pioneiro em sua escala e tecnologia, transformando o que seria um grande desafio ambiental em insumos para a produção de cimento, descartando o rejeito da mineração em elemento útil na construção de edificações.
A substituição dos tradicionais produtos à venda no mercado nacional e mundial, compostos de calcário e argila, por um novo processo que vai contribuir na redução de emissão de CO2 no setor de construção, vai gerar um impacto ambiental positivo e ajudar na redução dos resíduos acumulados, tornando-se mais eficiente e sustentável para a indústria.
A unidade será construída no estado do Pará, onde a Vale tem uma das maiores áreas de atuação no país, trazendo benefícios para a economia local, gerando oportunidades de emprego e impulsionando o desenvolvimento de tecnologias verdes na região.
A iniciativa promete ser um marco na indústria e exemplo de como grandes empresas podem colocar em prática ações inovadoras e responsáveis em suas operações, demonstrando que a mineração pode ser praticada da forma mais ecológica e sustentável.