Vale do Aço: idosos marcam presença nas eleições mesmo sem obrigatoriedade

Motivados pela esperança de um país melhor, idosos acima de 70 anos fazem questão de votar

Vale do Aço: idosos marcam presença nas eleições mesmo sem obrigatoriedade

* Por Layara Andrade

O primeiro turno das eleições no Vale do Aço ocorre tranquilamente até o momento. A redação da DeFato Online acompanhou a votação em alguns colégios eleitorais das três principais cidades; Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

Mesmo sem a obrigatoriedade de votar, diversos idosos marcaram presença para exercer a cidadania neste primeiro turno, escolhendo candidatos para os cargos de deputado federal e estadual, senador, governador e presidente da República.

É o caso do senhor Vantuil Martins, de 88 anos, morador de Ipatinga, e que, com muito entusiasmo e esperançoso para um país melhor, fez questão de votar. 

“Enquanto eu estiver vivo, eu continuo votando porque sou patriota. Do jeito que as coisas estão no país, eu estou achando muito difícil, então minha expectativa é de mudança”, declarou o Sr. Vantuil. 

Sr. Vantuil Martins mostra entusiasmado o seu título de eleitor após votar em Ipatinga. Foto: Layara Andrade / DeFato

Na mesma situação, Rubem Chavier, de 75 anos, contou que votou para conceder às pessoas de menos idade a possibilidade de participar de tudo que a política proporciona. 

“O que a política e a sociedade pôde me oferecer enquanto eu era jovem, eu quero que os mais novos participem daqui para frente, mesmo depois que eu parar de votar”, disse.

Para Rubem, a expectativa para essas eleições é que os eleitores possam “colocar nos governos pessoas que irão trabalhar a favor da população do nosso país que é tão grande, rico e produtivo”, finalizou o morador de Coronel Fabriciano. 

Senhor Rubem Chavier, aos 75 anos, fez questão de votar ao lado da filha, em Cel. Fabriciano. Foto: Layara Andrade / DeFato

Já o Sr. Paulo Soares, de 76 anos, morador de Cel. Fabriciano, votou no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) e contou que a sua motivação é o direito de exercer a cidadania. “Estou aqui para ajudar na escolha dos melhores candidatos para o nosso governo, dentro do meu ponto de vista. Eu espero melhorias para o nosso país”, declarou.

Saiba tudo o que acontece antes, durante e depois do período de votação! O portal Defato e a rádio Caraça FM realizarão a cobertura completa com notícias o tempo todo, análises técnicas e políticas, informações sobre o processo eleitoral e candidatos que disputam as vagas.

No domingo, 2 de outubro, acompanhe também a apuração das urnas em Itabira, em Minas e no Brasil, em tempo real.

Para não perder nada, acesse: www.defatoonline.com.br ou sintonize a 90,5 FM.