Vale e UFMG farão parceria para economia circular em mineração
A parceria com a UFMG representa um avanço importante não só para a Vale, mas para todo o setor

A Vale e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) celebraram, nesta terça-feira (15), uma parceria estratégica para o desenvolvimento de soluções inovadoras de economia circular na mineração, que promovam mais sustentabilidade na produção de minério de ferro e gerem valor compartilhado e impacto multissetorial. Uma cerimônia na Escola de Engenharia da universidade, com a presença do presidente da Vale, Gustavo Pimenta, do vice-reitor da UFMG, Prof. Alessandro Moreira, e convidados, marcou o início da aliança.
“A parceria com a UFMG representa um avanço importante não só para a Vale, mas para todo o setor. Esta iniciativa busca transformar a mineração, com impacto social positivo para a sociedade, e está alinhada à visão de futuro da Vale. Temos o potencial de atingir 10% da nossa produção de minério de ferro de fontes circulares até 2030. Queremos ampliar práticas sustentáveis e a colaboração com a UFMG trará um conhecimento acadêmico essencial para nossas atividades, o que ajudará a engajar a sociedade e os empreendedores locais para o tema” destacou Pimenta.
A parceria terá investimento inicial da Vale de aproximadamente R$ 6 milhões para a criação e consolidação do Colab de Mineração Circular, um ambiente de fomento à inovação e de novos negócios de base tecnológica. O foco do trabalho será na identificação, incubação e aceleração de soluções que promovam o reaproveitamento de rejeitos, estéreis e demais resíduos das operações de mineração.
“Para a UFMG, especialmente para a nossa escola de engenharia, é motivo de grande satisfação estabelecer mais uma aliança estratégica com a Vale. Trata-se de uma ação importante na área de inovação e empreendedorismo que visa a impactos sociais e econômicos significativos. Essa parceria contribui para a formação de alunos de graduação, mestrandos e doutorandos, integrando a presença da indústria na educação de engenharia”, enfatizou o vice-reitor da UFMG.
O Colab de Mineração Circular será um ambiente colaborativo, aberto a empresas, universidades, empreendedores, governo, fundos de investimento e comunidades, criando um ecossistema robusto e integrado. Os próximos passos da aliança entre Vale e UFMG envolvem a estruturação da iniciativa e a prospecção de parceiros interessados em desenvolver novos negócios em mineração circular e gerar valor compartilhado para a sociedade.