Vale lança programa de capacitação de lideranças comunitárias em Barão
Os cursos são gratuitos e as inscrições no Curso de Capacitação de Lideranças podem ser feitas até amanhã, quinta-feira, (27)
Lideranças comunitárias de Barão de Cocais interessadas em ampliar conhecimentos sobre o exercício da cidadania, bem como sobre os mecanismos de participação popular podem se inscrever no recém-criado Programa de Fortalecimento da Participação Social, iniciativa da Vale destinada a fortalecer fóruns de diálogo locais e fomentar a responsabilidade social e a transparência.
As inscrições no Curso de Capacitação de Lideranças podem ser feitas até amanhã, quinta-feira, (27), clicando aqui, pelo e- mail [email protected] ou por WhatsApp (31) 99539-1980. A capacitação é gratuita e tem início previsto para o dia 1º de junho.
Por meio de uma plataforma de Educação à Distância (EAD), os participantes poderão, de forma on-line, assistir às aulas, interagir com os colegas e ter acesso a materiais didáticos. Os encontros serão transmitidos ao vivo, mas também ficarão gravados para aqueles que preferirem acessar em outro momento. No decorrer do curso, serão discutidos tópicos como liderança comunitária, política, cidadania e governança, aplicação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), gestão pública e formas de controle social. Serão cinco módulos conduzidos por especialistas em planejamento e gestão pública e, ao final de cada um, será concedido um certificado aos participantes.
“Nós queremos que o fortalecimento da sociedade civil seja um legado para o município. Com o programa buscamos contribuir para o desenvolvimento de cidadãos proativos e capazes de provocar as mudanças necessárias para o futuro que desejam”, destaca o coordenador do programa na Vale, Edson Cardoso da Silva. A iniciativa corrobora o compromisso da Vale com a reparação integral e o bem-estar das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem B1, em Brumadinho, e territórios evacuados por meio de ações transformadoras e duradouras.
Concluída a capacitação, os grupos poderão criar observatórios sociais municipais, regionais ou outros espaços que possibilitem a participação social no planejamento de seus territórios, visando a melhoria das condições de vida de suas comunidades. “Acreditamos que, ao aproximar a sociedade da gestão pública com uma perspectiva de acompanhamento, controle e fiscalização, estamos induzindo o desenvolvimento desses territórios”, avalia Silva.
A Vice-presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos de Angueretá (Curvelo), Rozilene Duarte, já se inscreveu no programa e espera se envolver no planejamento do orçamento público de sua localidade. “Essa formação vai nos ajudar a participar ativamente na escolha dos projetos que serão executados aqui. Espero contribuir para o crescimento do nosso distrito”, explica.
Para mais informações: [email protected] ou WhatsApp (31) 99539-1980