Vale produz 86,2 milhões de toneladas de minério de ferro no 3º trimestre deste ano

A produção veio aquém da projeção da Genial Investimentos, que acreditava em um volume de 88,9 milhões de toneladas

Vale produz 86,2 milhões de toneladas de minério de ferro no 3º trimestre deste ano
Foto: Divulgação/Vale

A Vale terminou o terceiro trimestre de 2023 com uma produção de 86,2 milhões de toneladas métricas de minério de ferro, segundo relatório operacional divulgado na terça-feira (17). O avanço no período representa um acréscimo de 9,5% em relação ao segundo trimestre deste ano e um recuo de 3,9% sobre o terceiro trimestre de 2022.

Comparando, a produção veio aquém da expectativa e projeção da Genial Investimentos, que acreditava em um volume de 88,9 milhões de toneladas do material siderúrgico.

Os dados do terceiro trimestre mostram que a mineradora acumula 231,7 milhões de toneladas de minério de ferro neste ano de 2023 e a orientação foi mantida entre 310 a 320 milhões de toneladas.

A queda em base anual na produção do terceiro trimestre se deve à menor produção de run-of-mine (alimentação da usina de tratamento) do complexo de Paraopeba e à menor produção de Serra do Norte, segundo a mineradora.

A produção do Sistema Norte teve uma redução de 1,5 milhão de toneladas ano a ano devido a falha pontual no sistema de correia transportadora no S11D em agosto.

O Sistema Sul reduziu 2,6 milhões de toneladas também em base anual, principalmente devido à menor produção de alimentação da usina de tratamento (run-of-mine) e a venda do Complexo Paraopeba, somada à parada temporária das operações de Viga devido à manutenção pontual do “rejeitoduto”.

No Sistema Sudeste, o mix de produtos mostrou melhoras com a entrada em operação da barragem do Torto, com um percentual de 0,6 milhão de toneladas em base anual, graças ao aumento da compra de terceiros.

Já a produção de pelotas (pellets) mostrou sinais de crescimento, principalmente em confronto com o terceiro trimestre de 2022. Entre julho e setembro de 2023, foram produzidas 9,17 milhões de toneladas, um crescimento anual de 11,1%.

As vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram 6% ano a ano. Foram comercializados os estoques do primeiro semestre, com a ajuda das condições favoráveis do mercado, que deram impulso às exportações.