Vale promete ações para reforçar o abastecimento de água em Itabira

Entre os projetos, está a proposta de criação de um ramal que interligue o sistema Chacrinha à ETA Rio de Peixe

Vale promete ações para reforçar o abastecimento de água em Itabira
A ETA Rio de Peixe, em Itabira. Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O abastecimento de água em Itabira foi tema de uma reunião entre o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e o gerente-executivo da Vale, Daniel Daher, e outros representantes da empresa. No encontro, realizado na manhã de segunda-feira (21), representantes da mineradora garantiram que voltaram a entregar, ainda nesta semana, os 160 litros por segundo pactuados em um acordo com o Ministério Público. Também foi apresentado um plano para que não falte água durante o período de estiagem, no segundo semestre.

A Prefeitura de Itabira busca junto a Vale soluções para os problemas de abastecimento de água na cidade. De acordo com informações do Executivo Municipal, um dos principais obstáculos têm sido o fornecimento da Estação de Tratamento de Água [ETA] Rio de Peixe, operada pela mineradora, e que atende os bairros Fênix, Santa Marta, Santa Ruth, Ribeira de Cima, Conceição, Abóboras, Belvedere e Bálsamos.

Os representantes da Vale explicaram que conseguiram consertar uma adutora que havia se rompido e recuperar um poço que foi submerso devido às fortes chuvas deste início de ano. Com isso, a empresa conseguirá entregar os 160 l/s, via anel hidráulico, que foram acordados com a Prefeitura de Itabira e o Ministério Público.

Período de estiagem

Os representantes da Vale também apresentaram à Prefeitura de Itabira um planejamento para evitar que falte água na cidade no período de estiagem, como foi no segundo semestre do ano passado. A intenção é colocar outros dois poços em operação e construir uma rede de 7 quilômetros que interligaria a Chacrinha à ETA Rio de Peixe. Esse sistema tem previsão para ficar pronto em setembro.

Também participaram da reunião a diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Karina Lobo, e os diretores da autarquia, Júlio Saldanha e Maria Edduarda Fonseca; o secretário municipal de Obras, Danilo Alvarenga; e o assessor de Projetos e Captação de Recursos, Maciel Paiva.

Vale promete ações para reforçar o abastecimento de água em Itabira
O prefeito Marco Antônio Lage e sua equipe em reunião com representantes da Vale – Foto: Gustavo Linhares/DeFato