Vale promove campanha de combate às queimadas ao longo da ferrovia
A campanha abrangerá alguns municípios mineiros localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), onde os focos são recorrentes, como Nova Era, Antônio Dias, Timóteo, Governador Valadares e Conselheiro Pena
A Vale vai promover até o dia 10 de agosto mais uma edição da Campanha de Combate às Queimadas. O objetivo é estimular as pessoas a refletir sobre os riscos das queimadas, mostrando que simples atitudes podem evitar grandes catástrofes. Por ano, os incêndios em vegetações são responsáveis pela devastação de 15 mil km² de florestas naturais no país.
Comuns neste período do ano, quando o clima geralmente é mais seco, as queimadas podem representar riscos tanto para as operações de carga e passageiros, quanto para as comunidades vizinhas à ferrovia.
A campanha abrangerá alguns municípios mineiros localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), onde os focos são recorrentes, como Nova Era, Antônio Dias, Timóteo, Governador Valadares e Conselheiro Pena.
Além de blitz educativa, haverá distribuição de material informativo contendo orientações sobre como destinar o lixo corretamente, criar aceiros nos terrenos – alternativa que impede a propagação do fogo -, não atear fogo ao lixo doméstico, não jogar cigarro próximo à vegetação e manter terrenos limpos e livres de material que possa alimentar o fogo, como folhagem seca.
Quem estiver viajando no Trem de Passageiros nesse período, também receberá orientações e informações sobre como prevenir incêndios.
Caso ocorra incêndio próximo à comunidade e à linha férrea, deve-se entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou ligar para o Alô Ferrovias no 0800.2857000.