Vale removerá trilhos na área urbana de Itabira; avenidas e parques serão construídos
A informação foi confirmada pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) e já havia sido antecipada pelo radialista Vagner Ferreira, da Rádio Caraça FM
A mineradora Vale deverá iniciar em 2024 a remodelagem da linha férrea em Itabira. A proposta busca, necessariamente, retirar as passagens em nível instaladas na Vila Amélia, Vila São Joaquim e Areão, construindo uma futura linha em um terreno ‘‘atrás’’ da Funcesi. No lugar dos trilhos, serão construídas avenidas e parques lineares. Também haverá intervenções no Moinho Velho/Morro do Cruzeiro.
A informação foi confirmada pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) e já havia sido antecipada pelo radialista Vagner Ferreira, da Rádio Caraça FM, em entrevista com Júlio Nunes, presidente da Associação de Moradores da Vila Amélia.
Marco Antônio não soube precisar a extensão quilométrica da linha, mas explicou que o novo traçado sairá da cancela próxima ao bairro Campestre, passando por fora da cidade, até encontrar com o ramal da Mina Conceição, seguindo o percurso já existente.
‘‘Naturalmente, a Prefeitura já solicitou e vai fazer algumas modificações urbanísticas para tornar essa região mais integrada, inclusive, ligando o Areão à Mauro Ribeiro, de forma bem projetada’’, completou.
A substituição do traçado férreo irá acontecer após a construção da linha definitiva. Em seguida, inicia-se a montagem dos parques lineares. Ainda segundo o prefeito, já foi solicitado pela Prefeitura de Itabira que a Vale realize audiências públicas para os moradores para ‘‘informação, troca de ideias e que essas comunidades participem desse processo’’, finaliza.
Ver essa foto no Instagram