Vale retorna com gratuidade das passagens de trem a trabalhadores e aposentados

Benefício retornou depois de uma discussão na semana passada, com o fechamento do Acordo Coletivo Específico de Trabalho

Vale retorna com gratuidade das passagens de trem a trabalhadores e aposentados

A Vale retornou, na última semana, com a gratuidade das passagens de trem para seus trabalhadores e aposentados. O retorno aconteceu após um ano sem o benefício. Além disso, a mineradora havia cortado o reembolso-creche, que também voltou a ser concedido às empregadas.

De acordo com o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Paulo Soares de Souza, existem dois acordos, um nacional e outro específico. “O que houve é que ficou um ano sem acordo específico e a Vale havia cortado o trem do aposentado, do empregado e o reembolso-creche, em retaliação”, disse.

Conforme o sindicalista, a Vale colocou no acordo específico do ano passado a isenção de ponto, ou seja, substituição do ponto eletrônico pela marcação do ponto (exceto em atividades fora da jornada normal de trabalho). Horas extras, folgas, ausências justificadas ou não e atrasos deveriam ser registradas pelos trabalhadores e entregues à chefia. No ano passado, quando houve uma assembleia para discussão do Acordo Coletivo Específico de Trabalho, Paulo havia afirmado que uma das prováveis vantagens para a mineradora na dispensa do controle de ponto seria a redução dos custos da empresa. 

Na manhã desta quinta-feira, 27 de agosto, o sindicalista explicou que o benefício retornou depois de uma discussão na semana passada, com o fechamento do Acordo Coletivo Específico de Trabalho. “Havia uma visão clara nossa de que, se a gente tivesse aberto mão para a Vale, colocaríamos mais 300 trabalhadores na rua, pela flexibilidade de horas. A empresa queria que a gente aceitasse a isenção. A Vale recuou e nós fechamos o acordo”, comentou.