Valério anuncia dois goleiros e novo zagueiro para a disputa do Módulo II; confira
Com os anúncios, o clube itabirano chega a quatro contratações já oficializadas, além do treinador Ito Roque, anunciado na última semana

Após o retorno do goleiro Glaycon, o Valeriodoce Esporte Clube anunciou a chegada de mais três novos reforços para a disputa do Campeonato Mineiro Módulo II. Trata-se dos goleiros Felipe Nicolas e João Vitor, além do jovem zagueiro Cauã Mathias.
Com os anúncios, o clube itabirano chega a quatro contratações já oficializadas, além do treinador Ito Roque, anunciado na última semana.
Conheça os atletas
Felipe Nicolas tem 27 anos, possui passagens por União Suzano e Santa Catarina, e está disputando a série A2 do Campeonato Paulista pelo Taubaté, clube onde disputou 16 jogos como titular nesta temporada. Apesar de anunciado pelo Valério, o goleiro segue atuando pelo time paulista, que perdeu por 2×0 a partida de ida das semifinais da série A2.
Com o revés, o time de Felipe precisa vencer fora de casa por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por três gols para garantir a classificação direta às finais – que dá acesso à primeira divisão do Paulista.
Ver essa foto no Instagram
Já o goleiro João Vitor Rapatão tem 33 anos e passagens por Grêmio Novorizontino (2012-2013), Crac (2013-2014), Atlético Diadema (2014), Anapólis (2016-2017) e Grêmio Anápolis (2018). Por estas equipes, o arqueiro fez 63 partidas, além de também ter acumulado passagens por Democrata-SL, ABC, Caldense, Botafogo-SP e Tombense, equipes onde não teve oportunidades.
Em fevereiro do ano passado, João Vitor comunicou em suas redes sociais que havia se retirado do futebol profissional.
Ver essa foto no Instagram
Nesta segunda-feira (24), o VEC também anunciou a chegada do zagueiro Cauã Mathias, de 20 anos. O jovem atleta ainda não realizou nenhum jogo como atleta profissional, mas possui 29 jogos pelas equipes sub-20 e sub-21 do Brusque, além de outras 18 atuações pelo Camboriú sub-20.
De acordo com o Valériodoce, Cauã também possui experiência internacional pelo Montpellier, da França, além de ter feito parte do elenco do Brusque que conquistou o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, na campanha onde o clube catarinense foi vice-campeão da série C de 2023.
Ver essa foto no Instagram
Goleiro Glaycon também está de volta ao Dragão
No início da noite de sexta-feira (21), o Valério já havia comunicado o retorno do goleiro Glaycon Rian, de 36 anos. “Glaycon retorna ao Dragão para reforçar nossa equipe na guerra pelo acesso! Que seja mais uma grande temporada de muitas defesas e conquistas para o nosso paredão”, diz o comunicado da equipe itabirana.
Em sua trajetória, o arqueiro contabiliza os títulos da Série B do Campeonato Brasileiro pelo América-MG em 2017; da Segunda Divisão e do Módulo II do Campeonato Mineiro pelo Coimbra, em 2018 e 2019, respectivamente; da terceira divisão do Campeonato Goiano pelo Abecat Ouvidorense, em 2023; e a segunda divisão do Campeonato Brasiliense, em 2024.
O retorno de Glaycon foi antecipado pelo portal DeFato Online ainda em janeiro. À época, João Mário de Brito, presidente do Valério, revelou que o time já possuía acordos encaminhados para a chegada de atletas, com alguns já firmando pré-contratos. Um desses jogadores era justamente o experiente goleiro, que defendeu o Dragão em 2024 e acumula passagens por América-MG, Villa Nova e Coimbra.
“O goleiro Glaycon está voltando. Ele é um líder perante os jogadores e vem mais goleiro bom. Não estou dizendo que ele será titular, isso não é comigo”, comentou João Mário na ocasião.
Valério estreará no Módulo II contra o Nacional de Muriaé
No total, o Módulo II reúne 12 equipes divididas em dois grupos. Em cada chave, os times duelam entre si em partidas de turno e returno, somando dez rodadas na primeira fase da competição. Os três melhores colocados de cada grupo avançam para a fase seguinte.
Os seis classificados voltam a ser separados em duas chaves: uma com a 1ª, 4ª e 6ª melhores campanhas da primeira fase; e a outra com o 2º, 3º e 5º melhores times da primeira fase. Novamente, as equipes duelam entre si em jogos de turno e returno, com os primeiros colocados de cada triangular chegando à final — e conquistando o acesso para a primeira divisão.
Os últimos colocados dos grupos A e B, ainda na primeira fase da competição, serão rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2026.
Grupo A:
- Caldense (Poços de Caldas)
- Mamoré (Patos de Minas)
- Patrocinense (Patrocínio)
- Uberaba (Uberaba)
- URT (Patos de Minas)
- VEC (Varginha)
Grupo B:
- Democrata (Sete Lagoas)
- Ipatinga (Ipatinga)
- Guarani (Divinópolis)
- Nacional (Muriaé)
- North (Montes Claros)
- Valério (Itabira)
A competição terá início em 3 de maio e se estende até 2 de agosto — e garante duas vagas na primeira divisão estadual em 2026.O Valeriodoce Esporte Clube (VEC), representante de Itabira, fará a sua estreia contra o Nacional, em Muriaé, no dia 3 de maio, um sábado, às 15h30. Na segunda rodada, o Dragão enfrentará o Democrata no dia 11 de maio, um domingo, às 10h, no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira.
Clique aqui para conferir a tabela completa.