”Valeu, América!”: Cruzeiro empata com Democrata-SL e pega Coelho na semifinal
Nas semifinais, o Cruzeiro vai enfrentar justamente o América, líder do Grupo B, com 18 pontos
Nas semifinais, o Cruzeiro vai enfrentar justamente o América, líder do Grupo B, com 18 pontos, portanto com melhor campanha e com a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Além disso, garantiu sua vaga na Copa do Brasil de 2024. Com apenas quatro pontos e a pior campanha na fase de grupos, o Democrata-SL vai disputar um triangular com Patrocinense, com quatro pontos, e Caldense, com cinco pontos, para saber quem vai ser rebaixado à segunda divisão estadual.
Como era esperado, o Cruzeiro administrou bem o jogo, tendo maior posse de bola. Mas não conseguiu fazer as infiltrações, muito menos finalizar com perigo ao gol adversário. Faltou um pouco mais de calma no último passe para a finalização a gol. Desta forma, só mesmo numa bola parada as redes iriam balançar. Foi o que aconteceu aos 37 minutos. Bruno Rodrigues cobrou falta na frente da área com muita perfeição, encobrindo a barreira. A bola ‘morreu’ no ângulo esquerdo do goleiro Thulio.
O jogo parecia sob controle, mas nos acréscimos, o Democrata-SL teve uma falta a seu favor e a opção foi levantar na área. Houve um desvio e a bola sobrou do lado esquerdo para o zagueiro William Mineiro, que dominou sozinho e chutou para as redes. Houve a marcação de impedimento, porém, o VAR confirmou o lance, decretando o empate aos 46 minutos.
O intervalo foi longo, de 17 minutos, dando a impressão de que teria sido catimba do Cruzeiro para atrasar o início em relação aos demais jogos. O técnico Paulo Pezzolano, do Cruzeiro, abriu mão do esquema com três zagueiros, tirando Matheus Jussa, que já tinha recebido o cartão amarelo, para a entrada de Wesley.
Aos 14 minutos, o Cruzeiro assustou quando Bruno Rodrigues fez o passe para a finalização de Gilberto, neutralizada pela defesa de Thulio. Quatro minutos depois, o adversário teve sua melhor oportunidade, quando Léo Martins entrou na área pelo lado direito e sem marcação, mas na finalização bateu cruzado e para fora.
Depois disso, o jogo caiu de rendimento e a esperada ‘atitude ofensiva’ do Cruzeiro não aconteceu. Parecia até que estava esperando a virada do América, que saiu perdendo para o Tombense no Independência, mas virou no segundo tempo e venceu por 3 a 1
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 1 DEMOCRATA-SL
CRUZEIRO – Rafael Cabral; Oliveira, Reynaldo e Matheus Jussa (Wesley); William, Ian Lucas, Neto Moura (Nikão), Mateus Vital (Ramiro) e Kaiki; Bruno Rodrigues (Stênio) e Gilberto. Técnico: Paulo Pezzolano.
DEMOCRATA-SL – Thulio; Filipi, William Mineiro, Gabriel Vidal e Gustavinho (Rodney); Gustavo Grecci, Juliano, Vinícius Barba e Jorge Henrique (Lucas Abreu); Léo Martins (Matheus Souza) e Thainler. Técnico: Paulinho Ceará.
GOLS – Bruno Rodrigues, falta, aos 37, e William Mineiro, aos 46 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Ronei Cândido Alves
CARTÕES AMARELOS – Matheus Jussa, Oliveira e Neto Moura (Cruzeiro). Juliano e Jorge Henrique (Democrata-SL).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis
LOCAL – Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES).