Veja o resultado preliminar das eleições para o Conselho Tutelar de Itabira

Comissão ainda analisa situações de conduta indevida antes da divulgação do resultado oficial

Veja o resultado preliminar das eleições para o Conselho Tutelar de Itabira
Eleições para o Conselho Tutelar de 2023 contou com um número recorde de votantes. Foto: CMDCA
O conteúdo continua após o anúncio


No último domingo (1), 4.650 pessoas foram às urnas para escolherem a nova equipe itabirana do Conselho Tutelar. O presidente da Comissão do Processo de Escolha do Conselho Tutelar, Renato Meireles de Araújo, afirma que o número representa um recorde para o município.

Para o presidente, a ampla divulgação do processo nas mídias pela Prefeitura de Itabira somada à inédita presença de urnas eletrônicas propostas pelo Ministério Público (MP) atraíram mais votantes neste ano. “A gente atribui esse número maior de eleitores comparecendo voluntariamente às urnas ao andamento do processo. Desde a divulgação e a transparência do edital à atuação da comissão especial do processo”, acrescenta.

Resultado preliminar

No entanto, o processo segue em apuração. De acordo com o também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a comissão está apurando algumas ações indevidas segundo os Autos de Constatação de Condutas Vedadas. “No momento, eu não posso nem alegar se foi transporte ilegal de eleitores ou se tiveram outras situações também”, disse.

Assim, Renato explica que os autos serão abertos pela comissão em uma reunião específica para decidir se as candidaturas permanecerão no processo — ele, porém, não especificou qual ou quais candidatos poderiam estar relacionados a alguma irregularidade. O presidente reforça que são necessárias provas concretas e que todo candidato denunciado tem direito a ampla defesa. Os 12 membros da comissão têm até o dia 11 deste mês para divulgarem o resultado oficial.

Confira abaixo o resultado parcial:

1° – Karyna Luiza Rodrigues Moreira – 631 votos

Apesar de estrear nas eleições para Conselho Tutelar, Karyna Moreira foi a mais votada neste ano. A itabirana de 26 anos investiu em uma campanha nas redes sociais e conquistou 631 votos.

Karyna Moreira explorou aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente por meio dos pilares cuidar, educar e proteger. Além disso, a nova conselheira tutelar é também esposa do vereador Weverton Leandro Santos Andrade (PSB), o Vetão.

2° – Mayra Amélia Assis Ferreira Portilho – 527 votos

Mayra Portilho foi reeleita para o segundo mandato com 527 votos. A cristã também apostou em uma campanha nas redes sociais.

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), foi aluna da graduação em Ciências do Estado e Governança Social na Universidade Federam de Minas Gerais (UFMG) e trabalhou como advogada da área cível por oito anos. 

3° – Gabriella Fideles da Silva – 508 votos

Outra reeleita ao Conselho Tutelar itabirano foi Gabriella Fideles da Silva, que fez uma campanha mais tímida nas redes sociais e recebeu 508 votos.

4° – Marconi Fernando do Carmo – 502 votos

Outro estreante no Conselho Tutelar de Itabira é Marconi Fernando, que recebeu 502 votos. Marconi abordou o ECA por meio do lema acolher, respeitar e proteger.

5° – Lelis Maria de Souza Santos – 390

A única eleita que não planejou uma campanha para as redes sociais foi Lelis Maria, que também é nova na equipe itabirana. Lelis alcançou 390 votos no município.

Suplentes

Duas integrantes da equipe anterior agora ocupam a posição de suplentes. Maria Alice Costa do Nascimento Lima recebeu 322 votos e Angélica de Fátima Madeira, 267.

Também fazem parte da equipe reserva Bárbara Silva Fonseca, que alcançou 349 votos, Leandro do Carmo Ribeiro, com 325, e Sandra de Oliveira Figueiredo, que obteve 268.