Vereadora de Belo Horizonte relata que filha de 3 anos também foi ameaçada de morte
Iza Lourença ressaltou que o conteúdo das mensagens e os autores não seram divulgados “para que eles não cresçam ainda mais”

A vereadora de Belo Horizonte, Iza Lourença (PSOL), relatou que recebeu, em apenas um dia, quatro ameaças de morte, inclusive contra a filha dela, de 3 anos. Ela contou que a gravidade dessas foi maior do que a de “estupro corretivo”, direcionada à ela e à parlamentar Cida Falabella, por conter dados pessoais dela e da família.
As vereadoras de Belo Horizonte Cida Falabella e Iza Lourença, do PSOL, denunciaram, na última quinta-feira (17) que receberam pelo e-mail institucional, uma ameaça de “estupro corretivo”. Além dessa, Iza relatou que recebeu mais e-mails em tons ameaçadores. “O discurso de ódio e as ameaças são o modus operandi desses grupos. Se organizam dentro das sombras da deepweb e tem atuação nacional. […] Queremos a prisão dos responsáveis”, disse a parlamentar em post feito em rede social.
Iza ressaltou que o conteúdo das mensagens e os autores não serão divulgados “para que eles não cresçam ainda mais”.
Entrega de denúncia
Nesta segunda-feira (21), a deputada federal mineira Dandara Tonantzin (PT) – acompanhada das vereadoras Iza Lourença (PSOL) e Cida Falabella (PSOL) e da deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) – entregou uma denúncia de ameaça de morte, estupro coletivo e intimidação contra elas e a deputada federal Duda Salabert (PDT) ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), que visitou Belo Horizonte.
“Diante do assassinato a tiros da líder quilombola Mãe Bernadete, não podemos minimizar a gravidade de ameaças contra lideranças, defensores de direitos humanos e parlamentares mulheres e negras, principalmente” disse a deputada.