Vereadores criticam trabalho do Saae e Sidney do Salão pede mudanças na autarquia
Dificuldade de comunicação, atendimento falha e obras em redes de esgoto foram algumas das críticas
A 35ª reunião ordinária da Câmara Municipal em 2023, realizada nesta terça-feira (3), foi marcada por diversas críticas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira. Enquanto Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB) e Roberto Fernandes Carlos de Araújo “Robertinho da Autoescola” (MDB) falaram sobre serviços mal executados e dificuldade de comunicação com a administração do Saae, Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB) chegou a pedir por mudanças na autarquia, cuja atual diretora-presidente é Karina Lobo.
“A população tenta falar no Saae e tudo deles é ‘cadê o protocolo?’. Gente, o protocolo é a demanda que está aí na rua. Sempre mando as coisas para a secretária, às vezes ela me responde, mas a gente está vendo que o serviço está a cada dia pior. E se continuar piorando assim o prefeito vai ter que olhar isso e mudar, porque senão ele vai ficar prejudicado, ainda mais por ele já estar fazendo campanha política por aí pedindo foto, andando pela rua afora abraçando cachorro, abraçando os outros”, comentou o petebista.
Sidney do Salão relembrou, ainda, o possível aumento nas contas de água e esgoto anunciado na semana passada, como você pode ler aqui. A proposta é da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG).
“Na semana passada fiz um vídeo falando sobre a falta d’água, água suja, então a gente está vendo que as demandas relacionadas ao Saae estão aumentando muito e a população não está tendo resultado. E para a população lembrar que está para ter um aumento de quase 16% na tarifa, uma conta cara que a população já paga. Então a gente fica preocupado, na Chapada temos problemas com fossas sépticas, na Chacrinha, perto da quadra, o esgoto caindo no rio. No Barreiro o condomínio foi feito, o esgoto não suporta e quase de mês em mês está entupido”, relata.
Luciano Sobrinho, por outro lado, criticou serviços feitos pelo Saae em ruas recém pavimentadas, uma delas no bairro Vila Santa Isabel. “Foram lá, não fizeram o serviço, furaram um buraco pra procurar esgoto na rede e água, poeira, bloquete soltando. Nunca mais vai ser a mesma coisa porque faz o remendo. Foram na praça que inauguraram pouco tempo atrás agora, o Saae já foi lá e arrancou os bloquetes da praça. Do nada, à toa”.
De forma irônica, o emedebista também sugeriu a Marco Antônio Lage (PSB) que vestisse o uniforme do Saae para conferir, de perto, o criticado trabalho da autarquia.
“Você lembra quando a primeira dama vestiu o uniforme da Itaurb pra fazer um marketing na cidade? O prefeito poderia fazer isso agora, vestir uniforme do Saae e ver o que está acontecendo lá. Quem sabe ele fica uma semana com estágio no Saae ou na Secretaria de Obras para ver se ele aprende ou ensina alguma coisa”.
Comunicação falha
Algo já recorrente, Robertinho da Autoescola voltou a reclamar da falta de acesso à administração do Saae. Além disso, o vereador citou dois problemas parecidos nos bairros Praia e Juca Rosa e no Parque da Água Santa.
“Eu tenho outra reclamação há anos. Entre o bairro Praia e o Juca Rosa tem um tubo de 200 mm de esgoto jogando (materiais) na água fluvial. Imagina, você põe o pé na rua e tem aquele mal cheiro, você põe uma comida na varanda para ‘beliscar’ o almoço e aquele mal cheiro de esgoto. Um problema que com 15 metros de obra está pronto. Outro problema também no poço da Água Santa, um ponto turístico da cidade, está jogando esgoto lá. A gente tem que deixar um legado nosso nessa Casa, não é simplesmente colocar a ‘bunda’ nessa cadeira, ficar aqui, sair e não acontecer nada”, disse indignado.
O que diz o Saae
Procurada pela reportagem, a autarquia responsável pelo abastecimento de água em Itabira detalhou suas formas de atendimento, que vão do presencial ao WhatsApp. O Saae também deu sua versão sobre as críticas de Luciano Sobrinho, afirmando que realiza as trocas de rede, preferencialmente, antes dos trabalhos de pavimentação. Confira o posicionamento completo logo abaixo.
Comunicar os problemas no abastecimento de água e na rede de esgoto pelos canais oficiais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira é importante para que a autarquia saiba da situação e trabalhe para resolvê-los o mais rápido possível.
Os canais oficiais usam um sistema único para a gestão e acompanhamento de todas as solicitações. Com isso, é possível acompanhar os registros, extrair dados e monitorar indicadores de todos os casos.
Os clientes podem acessar os serviços do Saae de três maneiras: presencial, pelo telefone ou WhatsApp. Pelo telefone, através do número 115. Esse serviço funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330. Por este canal, o cliente conseguirá obter informações, relatar problemas e solicitar serviços.
Se preferir, o cliente pode ser atendido presencialmente no Posto de Atendimento – temporariamente funcionando na sede do Saae: rua Nossa Senhora do Carmo, 148, bairro Pará. O Posto de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
O planejamento das vias que receberão pavimentação é informado ao Saae pela Secretaria Municipal de Obras. A partir disso, uma equipe vai pessoalmente aos locais informados verificar se há necessidade da substituição da rede de água ou esgoto.
Quando identificado algum problema, a troca da rede é realizada antes da pavimentação. No entanto, futuros problemas podem aparecer e, com isso, surgir a necessidade de manutenção posteriores.