Vereadores discordam do fechamento da Central de Atendimento da Covid-19 em Monlevade

Assunto foi abordado na reunião ordinária dessa quarta-feira (1)

Vereadores discordam do fechamento da Central de Atendimento da Covid-19 em Monlevade
Foto: Sérgio Henrique – AcomPMJM

A Central de Atendimento da Covid-19 de João Monlevade foi criada em março de 2020 e funcionou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova até abril daquele ano. Nos meses seguintes passou a funcionar no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, onde funcionou até o dia 30 de novembro de 2021. A partir do dia 1° de dezembro, os casos suspeitos da doença serão tratados nas UBS’s da cidade.

Todavia, o fechamento da Central não agradou alguns vereadores da Câmara Municipal de Monlevade, que durante a reunião ordinária dessa quarta-feira (1) questionaram a atitude do Executivo.

Em seu tempo de fala, Doró da Saúde (PSD) mostrou revolta com o fechamento.

“Vários exames e cirurgias ainda não estão sendo realizadas por causa da Covid-19. Nós sabemos que ainda não acabou a doença. Por que fechar? É uma preocupação muito grande da minha parte. Levar os casos suspeitos para os postos médicos? Eu acho que poderia reduzir o quadro de funcionários no Centro da Covid, mas acabar acho um erro”, enfatiza o legislador.

Revetrie Teixeira (MDB) também se demonstrou insatisfeito com a ação do Executivo.

“A Escola Luiz Prisco já fechou esses dias. O transporte coletivo já nos dá mau exemplo de lotação todos os dias. Agora vamos colocar todos os suspeitos de Covid nos postos de saúde? Nossa Comissão de Enfrentamento à Covid da Câmara não foi sequer chamada para que essa ação fosse tomada, isso não pode acontecer, somos uma equipe”, ressalta Revetrie.

Protocolo

Para atender os pacientes, os profissionais das UBS do município passaram por treinamento. O atendimento nesses locais seguirá os mesmos protocolos do Centro de Atendimento, ou seja, os pacientes com suspeita da doença passarão por uma triagem, realizada por um enfermeiro da unidade.

Se o profissional constatar que realmente trata-se de um caso suspeito da doença, será feito o pedido de teste e o paciente será notificado para seguir o isolamento, junto com os familiares. Em seguida, ele será encaminhado para atendimento médico. O médico da unidade é quem vai avaliar as necessidades do paciente.

O teste da Covid-19 será feito após o pedido do enfermeiro ou do médico. Com o pedido em mãos, o paciente deverá procurar o Laboratório Municipal, localizado no térreo da Secretaria Municipal de Saúde (antigo PA), na avenida Getúlio Vargas, no bairro Belmonte, exclusivamente no horário de 13h as 16h.