Vereadores fiscalizarão as obras da Unifei na próxima semana
Durante a reunião da Câmara de Itabira desta terça-feira, vereadores demonstraram preocupação com o atraso nas construções dos novos prédios
Com previsão de conclusão para 2022, a construção de três novos prédios do campus Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) está bastante atrasada — e não serão concluídas dentro do cronograma esperado. Diante dessa situação, alguns vereadores estão organizando uma comitiva para ir ao canteiro de obras e entender o que vem causando essa lentidão no empreendimento. A visita deve acontecer na próxima semana, conforme informou Rosilene Félix Guimarães (MDB) na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira (18). A parlamentar também cobrou um posicionamento de José Maciel Duarte de Paiva, ex-secretário de Obras, Transporte e Trânsito e atual assessor de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Itabira.
Essa será a segunda visita dos vereadores às obras da Unifei Itabira. Em junho de 2021, eles estiveram no local do empreendimento para também fiscalizarem o andamento da construção dos prédios 4, 5 e 6 da universidade — que já se encontrava com grande atraso no cronograma. À época, Maciel Paiva, que ainda ocupava o cargo de secretário de Obras, informou que o avanço físico da empreitada estava em 15%, mas deveria ser de 30%.
“Estamos agendando outra visita na Unifei para mostrar a realidade de como estão as obras porque se queremos desenvolver a nossa cidade é com trabalho, e obra parada não gera nenhum tipo de desenvolvimento”, afirma Rose Félixa. “Estamos perdendo dinheiro, estamos perdendo outros estudantes na cidade e estamos perdendo muitas oportunidades com essa paralisação das obras da Unifei”, completa.
Em seu discurso, a vereadora cobrou mais transparência da gestão Marco Antônio Lage (PSB) na condução do empreendimento, principalmente porque a educação e o projeto Unifei são vistos como fundamentais para a diversificação econômica do município. “Nós gostaríamos que o governo secreto fosse mais transparente em relação às obras da Unifei. Passei por lá por esses dias e vi pouquíssimo movimento, quase zerado o movimento, sendo que já era para ter iniciado novos cursos [na faculdade] em 2022 e do jeito que está nós não teremos início de curso tão cedo em Itabira. No ano passado fizemos uma comitiva com os vereadores e visitamos as obras. Poucos dias depois, o prefeito também visitou prometendo, novamente, colocar as obras para funcionar e até hoje nada. Mais uma vez o marketing da mentira bateu à porta para enganar a população itabirana”, dispara.
Em relação a Maciel Paiva, Rose Félix questionou qual o trabalho ele vem desenvolvendo para o município. Pois, no entendimento da parlamentar, enquanto secretário de Obras ele não conseguiu conduzir a construção dos prédios da Unifei e enquanto assessor de projetos ainda não apresentou resultados.
“Eu gostaria de saber onde está o senhor Maciel que iria fazer projetos estruturantes para a cidade. Além de que não terminou os prédios da Unifei e deixou parado o que já estava iniciado. Já era para estarem prontos! O que nós apontamos todos os dias como caminho para a diversificação econômica do município, o senhor Maciel foi lá e fez a paralisação da obra e desapareceu com a alegação que iria cuidar de outros projetos estruturantes para a cidade e de negociações com a Vale. Cadê as negociações com a Vale? São negociações secretas que a população não pode saber?”, questiona Rose Féliz.
Assim como a sua correligionária, Neidson Dias Freitas (MDB) também demonstra preocupação com o desenvolvimento da universidade federal na cidade. “Essa obra já tem um ano de atraso do prazo de entrega inicial e o secretário [Maciel Paiva] esteve aqui dizendo que tudo seria resolvido no final do ano [2021] e não foi nada resolvido, continua tudo parado e o prefeito Marco Antônio dá prejuízo a Itabira. Assim como ele tem feito com outros projetos e programas, ele deixa um tempo parado para o povo esquecer que estava sendo feito algo para depois ele poder concluir, quando não mudar o nome dos projetos e programas, para falar que era ele que estava fazendo. Como ele não conseguiu fazer nada, começa a se apropriar de obras que existiam no passado”, argumenta.
Entenda
Em junho de 2020, o então prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), assinou as ordens de serviço que autorizavam o início das obras de construção dos prédios 4, 5 e 6 do campus local da Unifei. O prazo para a conclusão da empreitada era de dois anos, segundo os contratos de prestação de serviço — com previsão de término em 2022.
Inicialmente, a previsão de investimento era de R$ 116 milhões no projeto, dos quais R$ 100 milhões foram destinados pela mineradora Vale como resultado de parceria público-privado. O restante dos recursos é contrapartida da Prefeitura de Itabira.